Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Projeto restaura 253 hectares de vegetação nativa no Paraná

Projeto restaura 253 hectares de vegetação nativa no Paraná
2Shares

Voltado à preservação e recuperação de áreas verdes nativas, o projeto Conexão Araucária anuncia a restauração ecológica de 253 hectares de vegetação nativa na região sul do País, estando a pouco mais de 80 hectares de alcançar a meta de 335 previstos no projeto, que teve início em 2017.

Desse total recuperado, 195,44 hectares são referentes a propriedades privadas. Os resultados seguem na direção da meta previamente estabelecida, de chegar a 203,39 hectares de floresta de araucária em propriedades privadas.

êxito do projeto em APPs (Áreas de Proteção Permanente) em propriedades de produtores Integrados da JTI, demonstra grande adesão dos agricultores ao projeto e a eficácia do incentivo dado pelo programa, como o fornecimento de materiais de cercamento, insumos e mudas para o plantio. Atualmente, fazem parte do programa 182 produtores distribuídos em oito municípios do estado do Paraná.

Conexão Araucária é desenvolvido pela SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) e conta com financiamento da JTI (Japan Tobacco International) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), além de ter o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Sociedade Chauá.

Conexão Araucária
Foto: Webysther Nunes CC 4.0

Para além de sua importância sustentável, auxiliando na recuperação de ecossistemas degradados e no restabelecimento da cobertura vegetal, as ações do projeto movimentam a economia local, impulsionando a aquisição de produtos e serviços, além de criar oportunidades de trabalho para moradores locais, oferecendo capacitação de mão de obra para a cadeia da restauração.

Flavio Goulart, diretor de Assuntos Corporativos & Comunicação da JTI, afirma que o apoio da empresa em ações como essa está atrelado à estratégia de sustentabilidade global da empresa. Ela determina três requisitos absolutos para a sustentabilidade, sendo eles: respeito aos direitos humanos, promover melhor impacto social e ambiental e boa governança corporativa e padrões de negócios. “Promover a restauração ecológica é olhar para o futuro, pensando que nossos recursos naturais não são infinitos. Em sua cadeia produtiva de ponta a ponta, a JTI tem total comprometimento com ações com foco no meio ambiente. Essas práticas fortalecem uma gestão realmente responsável e benéfica para sociedade”, diz.

Por Ciclovivo

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *