Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Estufa de aço e vidro se abre e fecha de acordo com temperatura

Estufa de aço e vidro se abre e fecha de acordo com temperatura
0Shares

Estrutura é composta por 10 partes iguais que se assemelham a pétalas de uma flor que se abrem com o calor

A primeira impressão podem ser várias: um ouriço, uma flor de vidro, uma coroa. A estrutura da estufa escultural criada pelo estúdio de Thomas Heatherwick não passa desapercebida. A construção está em Woolbeding Estate, na Inglaterra, e recebeu o nome de Glasshouse, ou casa de vidro, em tradução literal.
O projeto foi desenvolvido para a uma instituição de caridade inglesa chamada National Trust. Uma forma piramidal de 10 lados permanece fechada nos dias mais frios, se assemelhando a uma pedra preciosa lapidada. Nos dias mais quentes, a estrutura articulada se abre em forma de coroa, revelando uma variedade de árvores e arbustos subtropicais em seu interior.

“Este é um projeto que literalmente se desenrola”, disse o fundador do estúdio, Thomas Heatherwick. “Você passa pelo jardim e descobre um objeto que começa como uma joia e termina como uma coroa, enquanto a Glasshouse se desenrola lentamente”.

A Glasshouse foi concebida para ser um para o Silk Route Garden (Jardim da Rota da Seda) um novo espaço ao ar livre nos Woolbeding Gardens do National Trust em Woolbeding Estate, que remonta ao século XVIII.

(Foto: Raquel Diniz)

jardim em volta da estufa foi organizado como uma jornada de 12 etapas que mostra a antiga rede de rotas comerciais entre a Europa e a Ásia e sua influência na horticultura britânica. Ao redor da escultura há um caminho sinuoso, ladeado por 300 espécies de plantas de doze regiões distintas da Rota da Seda.
Espécies de plantas introduzidas na Grã-Bretanha pela Rota da Seda estão no interior da Glasshouse, incluindo uma rara árvore Aralia Vietnamensis e uma mistura de samambaias, guarda-chuvas, magnólias e bananas.

A estrutura em aço tem acabamento em alumínio e vidro. São 10 partes de aço, vidro e alumínio que se combinam e foram projetadas para se assemelhar a pétalas das flores.

Segundo o estúdio, seu design faz referência aos terrários ornamentais vitorianos, um recipiente fechado feito de vidro que abriga microclimas com produzidos com terra e plantas.
Nos dias quentes, as pétalas da estufa se abrem em ângulo para criar um espaço de 141 metros quadrados em forma de coroa. A abertura completa demora cerca de quatro minutos e usa um mecanismo hidráulico. Este processo de abertura é projetado para expor as plantas subtropicais ao sol e à ventilação.

Fonte: CicloVivo

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *