De olho no problema de desperdício de alimentos, cientistas do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, no Japão, estão usando restos de frutas e vegetais para fabricar materiais de construção.
Pela tática desenvolvida pelos pesquisadores, é possível criar cimento inteiramente de itens como folhas de repolho e cascas de laranja.
A equipe utilizou um método de prensagem que normalmente é usado para produzir materiais de construção a partir de pó de madeira. Então, eles fizeram o mesmo com restos de alimentos secos e em pó, como algas marinhas, folhas de repolho, laranja, cebola, abóbora e casca de banana. O resultado foi um cimento tão resistente quanto os vendidos no mercado.
Até o momento, a técnica só foi testada em pequena escala, diz o SpringWise. Mas, se puder ser ampliada para aplicação industrial – o próximo objetivo da equipe –, a solução terá grande relevância. Isso porque, além de diminuir o desperdício de alimentos, o novo processo tem o potencial de reduzir a pegada de carbono da produção de cimento.