Conheça 9 espécies de animais que vivem no gelo e suas principais características
Esses bichos sobrevivem a temperaturas negativas e chegam a se camuflar neve!
Ursos polares, pinguins, focas, baleias e muitos outros animais vivem sobre ou sob o gelo em temperaturas abaixo de zero. Como eles sobrevivem às condições extremas e como estão se adaptando ao aquecimento global são questões que intrigam os cientistas. Conheça algumas dessas espécies resilientes e suas principais características!
1. Urso Polar
Os ursos polares, os maiores predadores do habitat, passam a vida inteira viajando pelas camadas de gelo em busca de comida e se alimentam principalmente de focas. Eles são excelentes nadadores, capazes de percorrer mais de 48 km de uma só vez.
2. Pinguim-imperador
Os pinguins são populares habitantes do gelo. Apesar de serem aves, eles não podem voar, mas são exímios nadadores. Vivem em grandes colônias, que podem incluir até 1 mil pássaros, e se alimentam de peixes.
3. Lebre-ártica
Como os outros animais desta lista, a lebre-ártica consegue viver em temperaturas extremamente frias. Quando dormem, elas cavam buracos para ajudar a mantê-las aquecidas. Também são capazes de pular muito rápido. Na verdade, elas usam as patas traseiras como os cangurus para ajudá-las a fugir de seus predadores.
4. Foca harpa
Conhecida também como foca-da-Groelândia, a espécie habita o Atlântico Norte e o Oceano Glacial Ártico. Esses animais possuem uma espessa pelagem branca e preta que, junto com a gordura, ajuda a manter a temperatura.
5. Raposa-do-Ártico
A raposa-do-ártico é um animal tão resistente e adaptado a condições extremas, que consegue sobreviver a temperaturas de até – 50° C. Ela possui patas felpudas, que a ajudam a caminhar na neve, e uma pelagem branca, que funciona como camuflagem no gelo.
Quando as estações mudam, a cor do pelo das raposas também muda, assumindo uma tonalidade castanha ou cinzenta, que serve de disfarce na paisagem de rochas e plantas, típica da tundra de verão. Essas camuflagens ajudam na caça de roedores, aves e até peixes.
6. Beluga
Também conhecido como baleia-branca, esse cetáceo vive em grandes grupos que se comunicam por cantos com muitas variações. Distinguidas por sua marcante pele branca, as belugas também possuem ricas expressões faciais e, muitas vezes, parecem estar sorrindo.
7. Narval
O narval é um dos animais mais peculiares do Ártico. Chamado também de unicórnio do mar, presa espiral incrivelmente longa. A presa pode crescer até 3 m e é, na verdade, um dente da frente que cresce no lábio superior.
8. Morsa
A morsa é um mamífero de grande porte que vive em águas extremamente geladas. Quando adultas, elas adquirem presas e bigodes e passam a maior parte do tempo sobre o gelo. Quando mergulham, preferem águas rasas onde caçam moluscos.
9. Orca
Apesar de serem conhecidas como baleias-assassinas, as orcas não são baleias e também não possuem um comportamento agressivo que justifique o apelido. Na verdade, são golfinhos muito inteligentes e sociáveis, que preferem as águas frias da Antártica, apesar de ocorrerem em todos os oceanos.