Eles descobrem bactérias que se alimentam de metais pesados na água e a tornam potável
A eliminação de elementos pesados e contaminados na água é uma das principais características da bactéria “Microbacterium paraoxydans VSVM IIT (BHU)” . Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia da Universidade Hindu de Banaras (IIT-BHU) deram esse nome depois de ver seu comportamento.
Após observar sua interação com a água, pode ser consumido sem nenhum risco. A presença de cromo hexavalente nas águas residuais é completamente eliminada.
O processo de isolamento foi liderado pela ação científica do Dr. Vishal Mishra e do doutorando Veer Singh. A remoção de material contaminado das águas residuais é agora muito mais barata em comparação com os métodos convencionais.
Se a pesquisa for levada a sério pelas agências governamentais, pode significar um benefício para áreas onde a economia não permite água potável.
As bactérias são fáceis de cultivar e não requerem medidas especiais em sua produção. Comparado aos processos de tratamento convencionais , a recente descoberta científica é muito mais econômica.
De acordo com os registros mantidos pela Organização Mundial da Saúde, 3,5 milhões de pessoas no mundo perdem a vida por falta de água potável . Este valor não inclui problemas de saúde ligados à falta de líquido vital em condições ideais.
Territórios como América Latina, África e diversos países asiáticos se beneficiariam desse procedimento e seu desenvolvimento integral seria ampliado. A descoberta científica permite que todos ganhem.
A informação acima foi publicada pela mídia local India Times .