O Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), recebeu recentemente seu mais novo morador: o tralhoto (Anableps anableps), um pequeno peixe que aparenta ter quatro olhos. Esta espécie bizarra na verdade tem dois olhos que contêm membranas que dividem cada um ao meio, o que significa que o peixe tem quatro pupilas e quatro retinas. Ele desenvolveu essa característica para poder enxergar com precisão simultaneamente acima e abaixo da superfície da água, já que a metade inferior dos olhos fica submersa e a outra, exposta ao ar, fazendo parecer que ele tem quatro olhos.
Outro atributo inusitado deste peixe são suas nadadeiras anais modificadas especificamente para a fecundação. Além disso, esses órgãos sexuais são orientados para a direita ou para a esquerda e devem estar espelhados entre os sexos para que haja a reprodução; ou seja, se um macho tiver a nadadeira virada para a esquerda, deve encontrar uma fêmea com a sua virada para a direita, e vice-versa.
O Aquário do Pantanal, também conhecido como Bioparque Pantanal, é o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil m². O complexo fica na capital do Mato Grosso do Sul e foi inaugurado em março de 2022, após 11 anos de atraso.
A ideia que motivou sua criação foi a de concentrar parte do ecossistema aquático da região e exibi-la ao público de forma acessível, contribuindo, assim, para a educação a respeito de nossa riquíssima fauna e a necessidade de preservá-la.
O aquário fica na Av. Afonso Pena, 6277, dentro do Parque das Nações Indígenas. As visitas podem ser agendadas pelo site oficial do Bioparque Pantanal.
Fonte: Olhar Digital