Temperaturas mais altas forçarão os primatas a começar a vagar pelo chão das florestas em busca de sombra e água. Isso poderia colocá-los em maior risco devido à falta de comida e abrigo
Macacos e lêmures, geralmente encontrados vagando pelas árvores, podem em breve ser forçados a se deslocarem para o chão por conta da crise climática. Pesquisadores da San Diego Zoo Wildlife Alliance, nos Estados Unidos, apontam que o aquecimento global forçará os primatas a começar a vagar pelo solo em busca de sombra e água.
A equipe alerta que esse movimento colocará os animais em maior risco, devido à falta de comida e abrigo onde antes havia esses recursos, assim como por causa do aumento das interações com humanos e animais domésticos.
No estudo, 118 coautores de 124 instituições de todo o mundo se reuniram para avaliar o impacto do aumento das temperaturas nos primatas.
A equipe internacional analisou mais de 150 mil horas de dados de observação de 47 espécies de macacos e lêmures em 68 locais nas Américas e em Madagascar. Sua análise revelou que os primatas que consomem menos frutas e vivem em grandes grupos sociais eram mais propensos a descer ao solo.
Ao mesmo tempo, os primatas que vivem em ambientes mais quentes com menos cobertura florestal também eram mais propensos a mudar das árvores para o solo. Segundo os pesquisadores, muitas dessas espécies já vivem em ambientes fragmentados e fortemente fragilizados, com pouca comida. E, à medida em que as mudanças climáticas pioram, o estudo sugere que os primatas serão forçados a consumir uma dieta mais generalizada e viver em grupos maiores no chão da floresta.
Fonte: Um Só Planeta