Estudo australiano afirma que pode haver um “apocalipse” de insetos
ensa que o “apocalipse dos insetos” não tem influência sobre os humanos. O estudo aponta justamente para isso, e o faz em forma de alerta. O aumento da perda de insetos, a pesquisa mostra, acarretará em um “desequilíbrio sério” da cadeia alimentar.
Os insetos são parte importante da biodiversidade e fornecem serviços vitais para o meio ambiente, como a polinização, o controle de pragas e a reciclagem de nutrientes. Além disso, o estudo constatou que as mudanças climáticas aumentaram os efeitos de outros fatores que também ameaçam as populações de insetos, como a poluição, a perda de habitat e a predação, o que só torna o assunto mais urgente.
Agora, para Laurance, o foco deve ser na recuperação, no gerenciamento e na preservação dessas áreas mais afetadas. “As evidências são claras e impressionantes. Precisamos agir agora para minimizar os impactos nas populações de insetos — sabemos como fazê-lo, mas a tomada de decisões e o financiamento necessário continuam sendo empurrados pelo caminho”, finalizou o pesquisador.
One thought on “Estudo australiano afirma que pode haver um “apocalipse” de insetos”