Telhas fotovoltaicas térmicas: tem tripla funcionalidade pois protegem a casa e produzem eletricidade e calor
Estas telhas protegem a casa e também produzem eletricidade do sol, acoplando também um sistema de aquecimento: a empresa alemã Paxos está prestes a comercializar duas variantes de telhas fotovoltaicas-térmicas , estruturas semelhantes em todos os aspectos às telhas tradicionais, mas com a função de um painel solar e que também pode ser usado em prédios históricos.
Não é a primeira telha fotovoltaica, mesmo uma empresa italiana, a microempresa Vicenza Dyaqua está experimentando telhas fotovoltaicas, mas nesta solução há mais, a possibilidade de também produzir calor. A ideia nasceu do projeto Solardachpfanne.NRW da própria Paxos em colaboração com a Universidade de Colônia.
Como explica Paxos, existem atualmente duas estruturas experimentais: uma versão mediterrânea em terracota e outra em preto clássico. Ambos podem ser conectados a um acumulador de energia e a uma bomba de calor, tornando o conjunto um sistema de hidreto fotovoltaico-térmico.
O módulo fotovoltaico é um módulo chamado vidro-vidro com vedação adicional de borda em butil, útil para aumentar a resistência a trovoadas e granizo e proteção contra umidade, impedindo que ela atinja as células. A moldura de alumínio, para proteger a estrutura da água salgada, bem como os cantos e bordas da embalagem de vidro.
Para o componente de calor, foi integrado um duto de ar em cada telha para resfriar as células, assim como a ventilação traseira em sistemas convencionais, mas ao qual a equipe de pesquisa acoplou uma bomba de calor que usa esse ar quente como fonte de alimentação .
Os telhados das futuras casas poderiam ser construídos diretamente assim: o futuro está aqui, basta abrir a porta.