Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jovem imprime corais em 3D feitos com carbonato de cálcio para restaurar recifes

Jovem imprime corais em 3D feitos com carbonato de cálcio para restaurar recifes
0Shares

Os recifes de coral estão em risco devido a elementos como a sobrepesca e as mudanças climáticas . Os esqueletos de coral são feitos de calcário ou carbonato de cálcio, que não são imunes ao intemperismo.

Diante disso, um tecnólogo de design da Bay Area chamado Alex Schofield decidiu fazer algo que pudesse aprimorar os fenômenos naturais desse setor da natureza. “ Os recifes de coral foram um desafio muito interessante para mim. De certa forma, caí em um dilema . Eu tive um amigo que me disse ‘ei, você acha que pode imprimir coral em 3D?

Nas últimas três décadas, cinquenta por cento dos recifes do mundo perderam a vida . Se o efeito das mudanças climáticas continuar aumentando, estaríamos falando da perda de noventa por cento delas em poucos anos.

O tecnólogo combinou seu conhecimento de pesquisa e design de corais para criar superfícies complexas de carbonato de cálcio que podem estimular seu desenvolvimento natural.

O processo de impressão consiste em moer um pó fino de carbonato de cálcio que é inserido na impressora 3D. Schofield explica: “A impressora 3D constrói (esqueleto de carbonato de cálcio) camada por camada . Na verdade, é algo que tem muita textura. Há muita variação nele. Há muitos cantos e recantos.”

Estes são baseados na forma de esqueletos de corais naturais, que também são feitos de carbonato de cálcio e atuam como base para todas as estruturas de recifes de corais.

Em parceria com o California College of the Arts, eles publicaram os substratos impressos em 3D em toda a área da baía de São Francisco. Os referidos substratos podem assumir qualquer forma de organismos aquáticos.

“Temos uma quantidade muito interessante e diversificada de coisas crescendo”,  “Vimos ostras bebês começarem a crescer. Havia um pequeno caranguejo que vivia lá. Existem todos os tipos diferentes de algas e microorganismos que realmente criam muitos alimentos e ambientes que sustentam coisas como peixes e ostras.”

“Espero que este trabalho possa realmente encontrar muito uso na natureza e em aplicativos . Isso não significa que eu mesmo imprimo muitas coisas. Significa que outras pessoas imprimem coisas. Significa muitos cientistas, muitas pessoas no terreno que estão trabalhando ativamente para tirá-los e trazê-los à luz e, de fato, ter coral traz um grande benefício, pois tem um lar para começar a crescer ” apontou o tecnólogo.

Fonte: El Tierrero

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *