Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Startup brasileira vence a competição Global ClimateLaunchpad

Startup brasileira vence a competição Global ClimateLaunchpad
0Shares

No dia 3 de novembro aconteceu a grande Final Global da ClimateLaunchpad 2022, competição que busca reconhecer as mais inovadoras startups verdes anualmente. Pela primeira vez, temos um vencedor brasileiro!

Estúdio MABE tem uma solução que cria um couro biodegradável à base de planta com um modelo de produção regenerativo que contribui para a redução da pegada de carbono da indústria têxtil por meio e atividades de reflorestamento.

 

VEJA TAMBÉM:
Dispositivo converte qualquer bicicleta em bike elétrica
Projeto Albatroz e ICMBio se unem para proteger aves marinhas
Casa sustentável pré-fabricada brasileira conquista o mundo; veja fotos

 

O resultado é um tecido vegetalfeito com as vagens da árvore Angico (Anadenanthera Colubrina) e polímeros naturais que garantem um brilho metalizado natural sem a adição de produtos petroquímicos.

Nativa da América do Sul, a Angico é encontrada em abundância por todo o território nacional e muito utilizada em projetos de recuperação florestal por desempenhar o papel de trampolim ecológico em áreas de reposição de mata ciliar.

Marina Belintani, fundadora da MABE, comentou que participar da competição foi fundamental para o desenvolvimento do seu negócio por meio das mentorias, dos materiais compartilhados e o networking com outras startups. “O processo de refinar nossa estratégia com o apoio da Climate Ventures em cada etapa da competição contribuiu para o nosso amadurecimento como equipe e empresa”, destaca.

Como primeira colocada da competição, a MABE foi premiada com 10 mil euros e acesso ao programa de aceleração da Climate-KIC. A segunda colocada da ClimateLaunchpad foi a startup WAGA e, em terceiro lugar, a 2D Membranes.

A ClimateLaunchpad Brasil é uma realização da Climate Ventures, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Fundo Vale e Land Innovation Fund (LIF).

Árvore Angico (Anadenanthera Colubrina) – Foto: Divulgação
0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *