Braskem inicia projeto para estimular reciclagem no Parque Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, completou 68 anos este ano e, pensando na longevidade de área verde mais admirada da metrópole, a Braskem e a Urbia, concessionária gestora do parque, se uniram numa missão bem especial: torná-lo o mais sustentável da América Latina, com a meta de ser aterro zero até 2025.
A parceria tem como principal objetivo apoiar o Ibira na frente de gestão de resíduos, incentivando o descarte adequado e viabilizando a reciclagem. Isso por meio de uma Central de Resíduos dentro do próprio parque, além de coletores digitais e analógicos, com sistema de cashback, incentivando a população a fazer o descarte consciente de materiais recicláveis. Os coletores digitais funcionam com um sistema em que, a cada item descartado, a pessoa ganha pontos, que poderão ser trocados por benefícios dentro do Ibirapuera, tais como descontos nos restaurantes do parque.
VEJA TAMBÉM:
Fenômeno descoberto por cientistas explica por que oceano Atlântico cresce enquanto Pacífico encolhe
Top 5 Destinos para Turismo Sustentável no Brasil
Pesquisa da USP sugere que própolis pode reduzir tempo de internação por Covid
Todos os resíduos recicláveis coletados no Parque Ibirapuera são separados na central de triagem, localizada na área conhecida como “Autorama”. No espaço, uma cooperativa composta apenas por mulheres atua para fazer a separação dos materiais e os encaminha para um destino adequado.
As atuais 500 lixeiras disponíveis no Ibirapuera serão repaginadas com informações claras sobre quais materiais, recicláveis ou orgânicos, podem ser descartados nelas. As unidades passam a ter um novo design, com abertura reduzida, para evitar que cascas de coco sejam misturadas com itens recicláveis – o que também evita que animais se alimentem de restos de alimentos eliminados ali.
“Com essa iniciativa queremos reforçar para a sociedade que o plástico é reciclável e que, quando é descartado adequadamente, ele cumpre um papel muito importante e positivo no nosso dia a dia. Por isso, seu consumo e descarte responsável são fundamentais, e o sucesso desse projeto depende de todos, nós, junto com nossos parceiros e dos consumidores, responsáveis por fazer o descarte correto”, explica Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem.
Iniciativas semelhantes pela reciclagem de plástico
Estabelecer parcerias que ampliam a capacidade de coleta de materiais recicláveis e do gerenciamento de resíduos é prática de sucesso da Braskem já há muito tempo. Foi com esse mesmo objetivo que a empresa, em 2018, criou o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis em parceria com a Dinâmica Ambiental e apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova. Juntas, essas empresas ajudam a impulsionar a economia circular do plástico de uso único ao transformar copos descartáveis de café e água em novos produtos.
Esses resíduos descartáveis tão amplamente consumidos são recolhidos pela Dinâmica Ambiental diretamente nas empresas que participam do Programa e encaminhados às recicladoras. Lá, são transformados em resina pós-consumo e ganham novas utilidades, podendo ser aplicados nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.
Praticar o consumo consciente e descartar adequadamente os resíduos para construirmos um futuro mais sustentável é plenamente possível e viável. Você também pode impulsionar essa transformação agora mesmo. Entre em contato com a Dinâmica Ambiental e junte-se a este movimento!