O canteiro “sem cavar” produz 20% mais vegetais do que o canteiro ao lado
CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925
O homem cultiva 20% mais vegetais fazendo MUITO menos trabalho, provando que cultivar seus canteiros é contraproducente
Nos últimos 15 anos, o jardineiro de permacultura britânico Charles Dowding plantou dois canteiros idênticos lado a lado. Todos os anos, trata os jardins da mesma forma, fazendo-os do mesmo tamanho, dando-lhes a mesma quantidade de água, luz solar e composto… plantando as mesmas sementes no mesmo padrão.
A única diferença é que ele cava um dos canteiros do jardim todos os anos antes de plantar, revirando os quinze centímetros superiores de solo, ervas daninhas e composto com uma pá.
Por milênios, os agricultores lavraram o solo como forma de enterrar “ervas daninhas” e trazer uma descarga de nutrientes de baixo para cima.
Dowding tem sido um dos vários pioneiros da jardinagem “no-dig” que trabalham para mostrar que o cultivo não é uma prática sustentável a longo prazo.
Embora possa produzir bons resultados no primeiro ano, com o tempo esgota os nutrientes e mata os milhões de microrganismos que dão vida ao solo, expondo-os ao sol.
Para cada um dos últimos 15 anos, os canteiros sem escavação de Dowding produziram entre 10% e 25% mais quilos de vegetais do que seus canteiros cultivados.
Ele atribui isso principalmente ao rompimento da rede micorrízica – a teia de fungos que transfere água e nutrientes entre as raízes das plantas.
E a diferença nos rendimentos está aumentando com o tempo, conforme documentado no site da Dowding .
Não é sempre que você produz mais bens fazendo menos trabalho, mas quando se trata de lavrar, é exatamente esse o caso!
Não apenas NÃO há benefício em lavrar, como você está literalmente perdendo horas quebrando as costas para obter um resultado pior!
Além do tempo gasto na remoção de ervas daninhas, os canteiros arados também acabam com mais ervas daninhas e, portanto, exigem mais trabalho gasto na remoção de ervas daninhas, diz Dowding em seu último vídeo .
Portanto, junte -se à revolução do plantio direto … continue adicionando uma camada de composto por cima após cada inverno e faça pequenos furos com os dedos para plantar as sementes.