Feitos de batata, copos comestíveis em diversos sabores evitam uso do plástico
Na corrida contra o uso do plástico descartável, a cervejaria japonesa Asahi Breweries acaba de fechar uma parceria com a Marushige Confeitaria e juntas irão fabricar uma série de copos comestíveis. Desta maneira, uma vez que tiverem terminado suas bebidas, os clientes simplesmente podem comer os recipientes, evitando o desperdício.
Feitos com amido de batata em alta temperatura e pressão, os copos são resistentes o suficiente para reter água e vêm em quatro sabores diferentes: simples, biscoitos de arroz de camarão, chocolate e nozes. Através desta proposta inovadora, a ideia das empresas é que os copos não sejam apenas simples recipientes, mas que façam parte da refeição.
Apelidados de Mogu Cups, eles podem ser usados para bebidas frias ou quentes, quanto para entradinhas e sobremesas. Os copos já estão à venda e custam US$ 10,60 – cerca de 55 reais.
Esta, no entanto, não é a primeira embalagem comestível lançada no mercado. No final de 2019, a companhia aérea Air New Zealand decidiu trocar os copos descartáveis de café por incríveis copinhos comestíveis. A iniciativa, é uma resposta aos 5 milhões de toneladas de lixo produzidos em voos todos os anos. Em média, cada passageiro gera cerca de 1,5 kg de resíduos – número que poderia ser reduzido se as companhias aéreas substituíssem, por exemplo, as embalagens descartáveis por equivalentes ecológicas.
Saindo na frente na corrida pela sustentabilidade, a partir do dia 3 de julho de 2021 plásticos e isopores de uso único estarão proibidos na Alemanha.
Fotos: divulgação
Fonte: Balaio do Bem