Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Entenda mais sobre árvores que atraem pássaros

Entenda mais sobre árvores que atraem pássaros
7Shares

Preservar a fauna local é uma maneira de retribuir ao meio ambiente, contribuindo com a harmonia da natureza.

Além de favorecer a integração entre espaços urbanos e natureza, árvores nativas contribuem para a reprodução das plantas por meio da distribuição de pólen realizada por pássaros. Assim, é interessante optar pelo plantio de árvores regionais, o que mantém a qualidade nutritiva do solo para todas as espécies do entorno. A seguir, a Laguna separou uma lista que conta mais sobre algumas árvores nativas que atraem aves. Confira!

Paineira (Chorisia speciosa)

Paineira

Presente em praticamente todas as regiões do Brasil, a paineira é uma árvore muito utilizada no paisagismo urbano, em parques e praças, devido à beleza das suas flores rosas. Pode chegar a até 30 metros de altura, e suas flores são polinizadas por beija-flores e borboletas.

Embaúba (Cecropia pachystachya)

Embaúba

A embaúba é uma árvore presente em vários estados do país e pode atingir 7 metros de altura. Ao longo do ano, ela produz frutos que atraem várias espécies de pássaros, como tucanos, pica-paus, sanhaços, tuins, jandaias, gaturamos, arapongas, andorinhas, sabiás, entre outros.

Pitangueira (Eugenia uniflora)

Pitangueira

Ótima para quem tem pouco espaço, essa árvore nativa da Mata Atlântica necessita de pouca manutenção e pode atingir 4 metros de altura. Ela produz as deliciosas pitangas, que além de agradarem o paladar humano, também atraem espécies de pássaros, como bem-te-vis, jacus, arapongas, sabiás, sanhaços e gaturamos.

Copaíba (Copaifera langsdorffii)

Copaíba

Essa árvore pioneira é muito resistente, está presente na maior parte dos estados brasileiros e pode chegar a até 15 metros de altura. Seus frutos são pequenos e amadurecem entre dezembro e março, atraindo aves de diferentes espécies, como sabiás, jacus e jacutingas.

Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Jerivá

Essa palmeira nativa do Brasil atinge de 8 a 15 metros de altura, possui folhas longas, de até 4 metros de comprimento, e é utilizada em projetos de paisagismo com o objetivo de oferecer um aspecto imponente e tropical. Ao longo do ano, o jerivá produz frutos que atraem araras, papagaios, periquitos, jandaias, tucanos, jacus, mutuns, bem-te-vis, sanhaços, tico-ticos, gaturamos, saíras, entre outros pássaros.

 

7Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *