Tomates odeiam batatas – mas adoram manjericão – e outros segredos da plantação companheira
Plantar seus vegetais ao lado de seus “amigos” pode melhorar o rendimento, o conteúdo de nutrientes e o sabor, ao mesmo tempo em que afasta as pragas
Os tomates odeiam batatas e repolho, mas adoram manjericão e cenoura.
Isso ocorre porque as batatas e os tomates são beladonas e suscetíveis à ferrugem, que pode se acumular no solo e piorar a cada ano. O repolho e seus parentes (brócolis, couve de Bruxelas, couve, couve-flor, couve) podem prejudicar o crescimento do tomate, pois competem pelos mesmos nutrientes.
As cenouras ajudam a soltar o solo para as raízes do tomate (embora as cenouras possam não crescer tanto). O manjericão e o tomate não são apenas companheiros na cozinha, mas também melhores amigos no jardim, já que o manjericão repele o inimigo mortal do tomate – os vermes.
Pode parecer bobo pensar em vegetais como tendo “amigos” e “inimigos”, mas a ideia é apoiada por séculos de folclore e décadas de pesquisa científica .
O conceito básico de “plantio companheiro” é que plantar duas ou mais plantas próximas umas das outras pode beneficiar uma ou mais dessas plantas.
Já que estamos no tópico de tomates (meu favorito), a borragem é outra grande barreira contra os vermes do tomateiro, fixa o nitrogênio, atrai polinizadores e também melhora o crescimento e o sabor do tomate. O alho ajuda a prevenir a praga e os ácaros. As flores da cenoura (e seus parentes pastinaca, salsa, coentro e endro) atraem louva-a-deus, joaninhas e aranhas, que se alimentam de insetos que comem tomates.
Um dos exemplos mais antigos de plantio companheiro é o trio “Três Irmãs” – milho, feijão trepadeira e abóbora – que eram comumente plantados juntos pelos nativos americanos porque:
1. O milho alto atua como uma treliça para trepar feijões (girassóis também são ótimos suportes para vagens e outras plantas trepadeiras como pepino)
2. As folhas grandes e espinhosas da abóbora de baixo crescimento sombreiam o solo e retêm a umidade, enquanto expulsam pragas e ervas daninhas
3. Os feijões de crescimento rápido são ‘fixadores de nitrogênio’ para a abóbora e o milho.
Há uma abundância de livros sobre plantação companheira, sendo Carrots Love Tomatoes , Great Garden Companions e Companion Planting nossos favoritos. Ou, para uma referência rápida, confira a lista que compilamos abaixo de várias fontes, incluindo Mother Earth News , Old Farmer’s Almanac e The Spruce.
Sementes orgânicas de herança para muitas das plantas abaixo podem ser encontradas em nossa empresa de sementes favorita, Mama Bean Seeds .
Aspargos
Planta próxima: calêndula, petúnias, tomates
Comentários: acredita-se que calêndula, tomates e petúnias dissuadam os besouros do aspargo.
Manjericão
Plante perto de: a maioria das hortaliças, especialmente pimentas, beldroegas e tomates
Mantenha longe de: arruda
Comentários: A beldroega dá sombra ao solo ao redor do manjericão. O manjericão melhora o crescimento e o sabor dos tomates, pimentões e alface, enquanto repele os mosquitos.
Feijões
Plante perto de: milho, repolho, cenoura, catnip, couve-flor, pepino, malmequeres, batatas, rabanetes, abóbora, morangos, girassóis
Mantenha longe de: beterraba, erva-doce, alho, alho-poró, cebola, cebolinha
Comentários: Batatas e malmequeres repelem besouros do feijão mexicano , catnip repele besouros pulgas e chagas repelem pulgões. Girassóis e milho fornecem suporte estrutural para o feijão escalar.
Confira esses deliciosos “feijões provedores ” na Mama Bean Seeds. Ou se você quiser algo realmente único, experimente alguns grãos de jade ou grãos de ametista . Estes gigantescos “ girassóis gigantescos ” seriam um ótimo suporte para eles crescerem!
Beterraba
Plante perto de: brócolis, couve-de-bruxelas, vagem, repolho, couve-flor, alface, alho, cebola
Manter longe de: mostarda, vagem
Comentários: Cebolas protegem contra brocas e lagartas. A beterraba adiciona minerais ao solo, pois suas folhas são compostas por 25% de magnésio.
Experimente estas “ beterrabas vermelhas escuras de Detroit ” herdadas .
Borragem
Plantar perto de: abóbora, morangos, tomates
Comentários: Repele os vermes do tomate. Melhora o sabor e o crescimento dos companheiros. Fixa o nitrogênio. Atrai polinizadores.
Brócolis e Couve de Bruxelas
Plante próximo a: beterraba, trigo sarraceno, calêndula, cenoura, camomila, endro, malmequeres, balas de menta, chagas, cebola, alecrim, sálvia, tomilho
Manter longe de: morangos
Comentários: Malmequeres repelem traças do repolho. Chagas repelem pulgões.
Repolho e Couve-flor
Plante perto de: brócolis, couve de Bruxelas, aipo, alho, capuchinha, sálvia, espinafre, tomate
Manter longe de: morangos
Comentários: Tomate e aipo repelem vermes do repolho.
Cenouras
Plante perto de: Repolho, cebolinha, batata precoce, alho-poró, alface, cebola, ervilha, rabanete, alecrim, sálvia
Mantenha-se longe de: Enquanto os tomates se beneficiam das cenouras próximas, as cenouras podem sofrer com os tomates próximos… então plante alguns perto e outros longe.
Comentários: Cebola, alho-poró, alecrim e sálvia repelem moscas da cenoura. A cebolinha melhora o crescimento e o sabor das cenouras e impede pulgões, ácaros e moscas.
Milho
Plante perto de: Feijões, pepinos, batatas temporãs, melões, ervilhas, abóboras, espinafres, abóboras, girassóis
Comentários: Os feijões fornecem mais nitrogênio ao milho à medida que sobem no milho. Girassóis mais altos e de crescimento ainda mais rápido podem fornecer estrutura e quebra-vento para o milho. Espinafre e abóbora crescem bem à sombra do milho, mantendo as raízes do milho frescas.
Ajude a preservar a herança nativa americana plantando este milho arco-íris Glass Gem !
Pepinos
Plante próximo a: Feijão, borragem , repolho, milho, batata-preta, capuchinha, rabanete, girassol.
Mantenha longe de: batatas tardias, que são mais suscetíveis à ferrugem quando plantadas perto de pepinos
. Comentários: Pepinos gostam de escalar milho e girassóis.
Couve
Plante próximo a: Ervas aromáticas, trigo sarraceno, família do repolho, malmequeres, chagas
Manter afastado de: vagens, morangos
Alface
Plante perto de: Beterraba, cenoura, cebolinha, cebola, alho, nabo, rabanete, morango
Mantenha longe de: família do repolho
Comentários: Cebolinha, cebola, alho e zínia detêm as pragas da alface.
cebola
Plante perto de: beterraba, família do repolho, cenoura, camomila, alface, malmequeres, pastinaga
Mantenha longe de: feijão, ervilha
Comentários: As cebolas detêm a maioria das pragas, especialmente larvas. Malmequeres protegem contra larvas de cebola.
Ervilhas
Plante perto de: Feijões, cenouras, milho, pepinos, batatas temporãs, rabanetes, nabos
Mantenha longe de: Alho, alho-poró, cebola, cebolinha, que prejudicam o crescimento da ervilha
. Comentários: A hortelã melhora a saúde e o sabor das ervilhas. Alyssum traz polinizadores e encoraja crisopídeos verdes, que comem pulgões.
pimentas
Plante perto de: manjericão, cenoura, berinjela, cebola, orégano, salsa, tomate
Mantenha longe de: erva -doce
Comentários: Manjericão, orégano e manjerona protegem as pimentas de pragas
Batatas
Plante perto de: Feijão, manjericão, família do repolho, milho, berinjela, linho, cânhamo, rabanete, malmequeres, ervilhas, abóbora
Mantenha longe de: Maçãs, bétula, cerejas, pepinos, abóboras, framboesas, girassóis, tomates, nozes
Comentários: Feijão faz batatas maiores. O manjericão afasta os besouros da batata. O cânhamo detém uma praga da batata chamada phytophthora infestans. Calêndula, tanásia e raiz-forte afastam os besouros da batata do Colorado. Malmequeres deter nematóides.
morangos
Plante perto de: borragem , feijão silvestre, alface, espinafre
Mantenha longe de: família do repolho
Tomates
Plante próximo a: aspargos, manjericão, família do repolho, cenoura, mostarda, salsa, cebola, alecrim, sálvia, urtiga
Manter afastado de: erva-doce, batata, nozes
Comentários: o aspargo repele nematoides, enquanto a borragem repele vermes e o manjericão repele moscas-brancas, mosquitos , ácaros e pulgões. O manjericão também atrai abelhas, o que melhora a polinização, a saúde e o sabor do tomate.
Autora: Sara Burrows