Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Nova espécie de ave é descoberta em habitat extremo da Antártida chilena

Nova espécie de ave é descoberta em habitat extremo da Antártida chilena
0Shares

Uma nova espécie do pássaro raiadinho-chileno, denominada raiadinho-chileno subantártico (Aphrastura subantártica), foi encontrada no arquipélago das Ilhas Diego Ramírez, no Chile. A descoberta é fruto de uma investigação de seis anos realizada por cientistas do Centro Internacional de Estudos de Mudança Global e Conservação Biocultural (CHIC) do Cabo de Hornos.

Publicado na revista Scientific Reports, o estudo contou com a participação de acadêmicos da Universidade do Chile e descreve a nova espécie de ave terrestre que habita apenas esta zona insular no extremo sul do Chile.

O novo pássaro é distinto da espécie anteriormente conhecida, o raiadinho-chileno (Aphrastrura spinicauda), que habita as florestas do sul da Patagônia. Esta nova espécie tem um aspecto mais “robusto”, com um peso aproximado de 16 gramas (contra os 12 gramas do raiadinho comum). Além disso, possui bico maior, torso mais longo e cauda mais curta. Eles se aproximam do nível do solo e voam distâncias curtas. O habitat em que vive esta nova espécie é extremo, com rajadas de vento que normalmente ultrapassam os 100 quilômetros por hora.

“Esta espécie, havia sido descrita em literatura muito básica como pertencente à mesma do raiadinho, mas graças a um estudo um pouco mais aprofundado, pudemos ver geneticamente que difere em uma mutação do resto das espécies do clássico raiadinho, bem como diferenças morfológicas e comportamentais”, afirmou o biólogo Rodrigo Vásquez, da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile, em comunicado.

A área onde o pássaro foi encontrado é também de grande interesse para a conservação marinha. As campanhas de pesquisa realizadas foram possíveis com o apoio da Marinha do Chile, que permitiu à equipe de cientistas chegar a este local distante, onde a instituição mantém um farol controlado por militares.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *