Startup usa plástico reciclado para imprimir casas em 3D
Com sede na Califórnia, a Azure Printed Homes apresentou uma solução para ajudar a resolver o déficit habitacional de Los Angeles, cidade mais populosa do oeste dos EUA.
Desde 2019, a startup oferece para os clientes impressões em 3D, com plástico reciclado, de pisos, telhados e instalações a preços acessíveis e inferiores aos das obras tradicionais.
Uma casa simples construída com os itens impressos pela Azure sai por cerca de R$ 200 mil. Já uma casa tradicional do mesmo padrão não sai por menos de R$ 780 mil.
Segundo o site da empresa, 60% das instalações são construídas com um tipo de plástico à prova d’água, muito comum em garrafas e embalagens de alimentos.
Além disso, com o auxilio da tecnologia 3D, as obras ficam prontas em um terço do tempo e custam, no mínimo, 30% menos do que as tradicionais.
Ainda de acordo com o site da Azure, o grande diferencial é a possibilidade de impressão em diferentes cores, enquanto as impressões 3D tradicionais ficam limitadas ao cinza.
Estudos indicam que o setor da construção civil é responsável por pelo menos 20% das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Neste contexto, as impressões em 3D podem representar um importante caminho para que as metas do Acordo de Paris sejam alcançadas.