Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Chipre está a instalar sistemas fotovoltaicos de autoconsumo nos telhados de todas as escolas públicas do país

Chipre está a instalar sistemas fotovoltaicos de autoconsumo nos telhados de todas as escolas públicas do país
0Shares

A Autoridade de Eletricidade do Chipre, em colaboração com o Ministério da Educação, está instalando sistemas fotovoltaicos em todas as escolas públicas do país. No total são mais de 400 instalações com uma capacidade de cerca de 4,8MW.

Na fase atual, quase todas as instalações foram concluídas e a certificação final e comissionamento dos sistemas está em andamento.

Até hoje, cerca de dois terços dos sistemas já estão em operação e o restante deve entrar em operação até o final do ano. O projeto foi aprovado para financiamento no âmbito do programa de resiliência e recuperação da União Europeia.

No contexto de aumentar a quota de energia renovável na República de Chipre e estar em conformidade com os regulamentos de energia da União Europeia para edifícios públicos, a Autoridade de Eletricidade do Chipre (EAC) e o Ministério da Educação, Desporto e Juventude assinaram um acordo de cooperação em 2019, para a instalação de sistemas fotovoltaicos na cobertura, sistemas de isolamento de água e de isolamento térmico em escolas públicas existentes, no Chipre.

O acordo abrange 405 escolas públicas com uma capacidade fotovoltaica total de quase 5 MWp em regime de Net-Metering. Nos termos do acordo, a EAC assumiu a gestão total do projeto, em nome do Ministério. O projeto foi aprovado para financiamento no âmbito do programa de resiliência e recuperação da UE.

Estima-se uma economia de energia de 40%.

Depois que a EAC analisou aproximadamente 730 contas de luz escolar, visitou e inspecionou aproximadamente 530 escolas públicas, os cálculos finais indicaram:

  • 405 escolas podem receber um sistema fotovoltaico no telhado.
  • Os sistemas fotovoltaicos podem ser classificados em 4 tamanhos típicos de 3kWp, 5kWp, 10kWp e 20kWp, com uma capacidade fotovoltaica total de 4,85 MWp
  • Uma área total de cobertura de cerca de 48.000 m2 que exigiu obras de impermeabilização.
  • Uma área total de telhado de 88.000m2 exigiu trabalhos de isolamento térmico.

Estima-se que o efeito combinado da instalação de sistemas fotovoltaicos e obras de isolamento térmico resulte numa poupança energética de 40% nas escolas.

Vários concursos para incentivar a participação de empresas locais.

Tendo em conta a dimensão, extensão geográfica, natureza e necessidades do projeto, considerou-se que a alocação do projeto como um todo apresentaria vários problemas.

O mercado fotovoltaico residencial/comercial do Chipre é caracterizado pela existência de muitas pequenas e médias empresas. Definir critérios de participação para todo o projeto significaria que a maioria ou todas as empresas locais não poderiam participar, a menos que formassem consórcios e apresentassem propostas conjuntas, limitando a concorrência.

Além disso, adjudicar o projeto inteiro como um único contrato significaria que o licitante vencedor teria dificuldade em cumprir os prazos do projeto.

O projeto foi dividido em 11 pacotes, cada um contendo cerca de 30-40 escolas, e cada licitante poderia concorrer a qualquer um ou a todos os pacotes e poderia ser premiado com até 3 pacotes com base em sua capacidade técnico-econômica.

Com base no exposto, a EAC elaborou um procedimento de licitação especial, inovador e totalmente transparente, baseado em um algoritmo de Programação Linear Inteira Mista (MILP), que alocou os pacotes de forma a minimizar o custo total do projeto.

O método foi publicado como um artigo no prestigioso Renewable Energy Journal, sob o título “Enhancing expansion of roof PV systems through Mixed Integer Linear Programming and Public Tender Procedures”.

Os principais resultados desta abordagem são:

  • Foram recebidas 16 propostas, mostrando que o projeto atraiu a atenção de diversas pequenas e médias empresas fotovoltaicas.
  • Conseguiu-se um elevado nível de concorrência com um preço médio de concurso de 1.300€/kWp, incluindo obras de impermeabilização de coberturas e isolamento térmico, face ao orçamento inicial estimado de 1.750€/kWp
  • A EAC assinou 5 contratos de projeto-construção com diferentes empreiteiros, no início de 2021, por um valor de 5,9 milhões de euros.
  • Face ao orçamento inicial estimado de 8,4 milhões de euros, com esta inovadora modalidade de contratação pública, a EAC conseguiu uma poupança de 30%.

Em colaboração com os empreiteiros, foram ajustados os métodos de trabalho para minimizar qualquer interrupção no funcionamento normal da escola e implementados rigorosos processos de segurança para garantir a conclusão segura dos trabalhos. Apesar das várias dificuldades e imprevistos que se têm enfrentado ao longo do projeto, devido aos efeitos da pandemia COVID-19 e às interrupções na cadeia de abastecimento, na fase atual quase todas as tarefas foram concluídas. com a certificação final e start-up do projeto.

A partir de hoje, cerca de 2/3 dos sistemas já estão online e os restantes deverão estar online até ao final do ano.

Plataforma de monitoramento.

Por último, para permitir uma monitorização e gestão eficiente de sistemas fotovoltaicos, a EAC lançou um concurso público para aquisição de uma plataforma especializada na monitorização e gestão inteligente de ativos de sistemas fotovoltaicos de cobertura.

Na fase atual, a EAC concluiu a avaliação das ofertas recebidas, devendo em breve assinar o acordo para a plataforma de monitoramento.

A conclusão bem-sucedida do projeto é um marco importante na modernização dos edifícios do setor público em Chipre, de acordo com as diretrizes da União Europeia.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *