Durante a primeira geada do inverno no Hemisfério Norte, quando a temperatura do ar alcança condições abaixo de zero e a água retida em certos tipos de caules de plantas congela, um fenômeno raro se forma em zonas com altos níveis de umidade. Intitulado “flores de gelo” (frost flowers ou ice flowers em inglês), o evento é uma ocorrência rara que chama a atenção em áreas localizadas da região, apresentando finas camadas de gelo que, ao se reunirem, se assemelham a flores brancas no solo.
Segundo especialistas, esse fenômeno acontece quando fios de gelo são empurrados para fora a partir das fendas dos caules de plantas brancas ou amarelas. Esse caso se parece bastante com procedimentos de extrusão — algo comum de se observar em máquinas de fazer churros ou macarrão, que possuem saídas finas e circulares e permitem a moldagem dos alimentos de acordo com suas atribuições originais após a ativação de uma pressão interna.
As flores de gelo tendem a ocorrer uma vez por ano e exigem que a temperatura do ar esteja em níveis abaixo de zero, o solo esteja com alto grau de umidade e um caule da planta não tenha sido congelado anteriormente. Após essas condições serem alcançadas, é formada uma estrutura floral frágil e delicada, que se quebra imediatamente após o contato com a ponta de um dedo humano ou com o nascer da luz do sol.
Vídeo das flores de gelo
Fonte: Mega Curioso