Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Comunidade do DF transforma lixão em horta orgânica de 5 mil m² – e recebe reconhecimento da ONU

Comunidade do DF transforma lixão em horta orgânica de 5 mil m² – e recebe reconhecimento da ONU
0Shares

Quem conheceu a região de Morro Azul, em São Sebastião (DF), anos atrás mal acredita! A área onde antes funcionava um lixão a céu aberto é hoje uma horta orgânica, que garante alimentação saudável e renda para uma série de famílias da região.

A responsável pelo “milagre” é a líder comunitária Hosana de Nascimento. Em 2005, ela presenciou no local um surto de hantavirose, infecção transmitida por ratos que ataca o sistema cardiopulmonar. A doença matou 10 moradores da região e fez Hosana tomar providências. Ela exigiu que o poder público limpasse a área onde funcionava o lixão e, com a ajuda da Emater-DF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, descontaminou o solo da região, onde passou a plantar orgânicos para evitar que moradores voltassem a jogar lixo no local.

O que começou com dois canteiros de hortaliças é hoje a maior horta orgânica do Distrito Federal, batizada de Instituto Horta Girassol. O local produz frutas, legumes e hortaliças – como alface, pepino, jiló, tomate, banana, abobrinha, coentro, cebolinha, mostarda, alho poró e pimentão -, que são usados para consumo das famílias que trabalham na horta e também vendidos para a comunidade local.

Os interessados pagam uma mensalidade ao Instituto e, todos os sábados, recebem uma cesta de orgânicos fresquinhos prontos para consumir. O dinheiro é usado para ampliação e conservação da horta e o lucro é dividido entre todos os produtores familiares.

Demais, né? A iniciativa já foi inclusive reconhecida pela ONU-Habitat, sendo selecionada como um dos projetos da Feed Your City, mostra anual que destaca iniciativas inspiradoras em todo o mundo relacionadas à produção agrícola comunitária em centros urbanos. Ponto para o Brasil!

Foto: Divulgação/Instituto Horta Girassol/Mozart Silva

Fonte: The Greenest Post

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *