Na natureza, existem muitas maneiras de se proteger de potenciais predadores: armadura, veneno, cheiro nocivo, tamanho ou velocidade, etc. Mas talvez nenhuma forma de proteção seja tão astuta quanto um disfarce. Os insetos, cuja forma corporal permitiu uma impressionante variedade de imitações e enganos biológicos, fazem uso particularmente bom da camuflagem. Alguns desses insetos podem ser indistinguíveis do ambiente ao seu redor, como o bicho-pau. Você pode escolhê-los?
11 exemplos surpreendentes de camuflagem de insetos
Louva-a-deus Folha Morta
Este louva-a-deus da Malásia parece coberto de folhas mortas; na verdade, algumas dessas “folhas” são partes do seu próprio corpo. 1 A camuflagem incrivelmente convincente os ajuda a se esconder dos predadores, mas também permite que sejam predadores. Uma presa à espreita na serapilheira não saberia o que o atingiu se encontrasse um desses caçadores esquivos.
Borboleta Folha Morta
A parte inferior das asas desta borboleta é verdadeiramente uma notável obra de arte evolutiva; parecem uma folha morta, com o formato certo, marrons desbotados, manchas, nervuras e nervura central, até mesmo bordas irregulares. 2 Enquanto isso, a parte superior das asas do inseto apresenta cores vivas, mais típicas das borboletas. Se estiverem procurando parceiros, elas exibirão suas cores, mas se a borboleta quiser se esconder dos predadores, ela simplesmente fechará as asas.
Folha Katydid
A camuflagem desta folha katydid é tão precisa que até imita as manchas de uma folha. Katydids também são frequentemente chamados de “grilos do mato”, mas, ao contrário de seus primos grilo e gafanhoto, tanto os machos quanto as fêmeas esfregam as asas para cantar uns para os outros. Eles ouvem com os ouvidos nas patas dianteiras.
Bengala
Os bichos-pau da ordem Phasmatodea são genuinamente algumas das criaturas mais bizarras do planeta. Eles são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. Seu corpo tornou-se tão alongado que parecem gravetos, gravetos ou galhos finos. Quando ainda descansam em uma pilha de galhos ou na ponta de um galho de árvore, os bichos-pau são quase impossíveis de detectar.
Orquídea Louva-a-deus
Esses predadores floridos das florestas tropicais do sudeste asiático podem parecer do tipo extravagante, mas na verdade são assassinos implacáveis. Eles usam sua camuflagem, que imita uma pétala de flor, para atrair e se esconder de suas presas. Quando moscas e outros polinizadores se aproximam da flor com sonhos de doce néctar, o louva-a-deus das orquídeas ataca.
Gafanhoto de areia
Chamar esses caras de “gafanhotos” pode parecer um nome impróprio devido ao seu habitat arenoso (e à camuflagem que combina perfeitamente), mas eles costumam usar sua camuflagem para “saltar” com segurança entre gramíneas acastanhadas adaptadas a solos arenosos. Encontrados na América do Norte, gostam de habitats arenosos com gramíneas esparsas, como as pradarias ocidentais.
Folha Andante
Os insetos ambulantes são parentes das bengalas, mas pertencem à sua própria família (Phylliidae). Como o nome sugere, eles evoluíram para imitar folhas em vez de gravetos, embora seus corpos longos permitam que tomem a forma de um galho inteiro com folhas – portanto, sua camuflagem é particularmente avançada. Eles podem até balançar para frente e para trás como um galho para se misturar ainda mais.
Mariposa apimentada
Esses insetos notavelmente adaptáveis são frequentemente usados como um exemplo clássico da seleção natural em ação. 3 Originalmente, eles desenvolveram seu design “salpicado” para se misturar perfeitamente quando descansavam em árvores e líquenes de cores claras. Mas devido ao excesso de poluição durante a Revolução Industrial na Inglaterra, muitos líquenes morreram e as árvores ficaram enegrecidas com fuligem. Isso tornou mais fácil para os predadores encontrarem as mariposas, então a população começou a desenvolver uma coloração mais escura e fuliginosa.
Hoje, as mariposas de cor mais clara são novamente comuns, à medida que os padrões ambientais melhoraram.
Inseto Assassino
Este inseto adotou uma estratégia de camuflagem diferente e muito mais assustadora. Acanthaspis petax , uma espécie de inseto assassino, empilha os cadáveres de suas vítimas nas costas para se esconder de predadores. Embora possa parecer uma estratégia estranha, estudos mostram que insetos assassinos que carregam cadáveres têm 10 vezes menos probabilidade de serem atacados por aranhas. 4
Inseto Espinhoso
Esses insetos enganosos, relacionados às cigarras e às cigarrinhas, desenvolveram pronotos aumentados e ornamentados, que lembram espinhos em um galho. Parecer uma parte da planta sobre a qual estão apoiados desencoraja os predadores de dar uma mordida por medo de se machucarem. Eles são considerados uma praga ocasional de árvores ornamentais e frutíferas na América Central e do Sul, bem como em partes do sul dos Estados Unidos.
Cigarrinha
Esses insetos semelhantes a gafanhotos, que se distinguem pela excelente camuflagem, escondem-se entre as folhas das quais se alimentam. Apesar dos nomes, porém, os planthoppers só saltam quando necessário, preferindo mover-se lentamente para não chamar a atenção, o que os torna ainda mais difíceis de detectar. 5 Eles podem se mover para frente, para trás e arrastar os pés para os lados como um caranguejo. Como ninfas, os planthoppers fazem um show chamativo para se manterem seguros, em vez de depender de camuflagem.