Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

12 rios mais poluídos do mundo

12 rios mais poluídos do mundo
4Shares

Os rios são uma parte crítica do nosso ecossistema; eles não apenas fornecem água potável para bilhões de pessoas, mas também são o lar de nossa preciosa vida selvagem. No entanto, a poluição em escala global, como a liberação de resíduos industriais, urbanos e agrícolas, prejudicou substancialmente o ecossistema fluvial e ameaçou o acesso à água potável. Além disso, rios poluídos que desaguam no oceano podem criar impactos de longo alcance.

Aqui estão os 12 rios mais poluídos do mundo.

  1. RIO GANGES

    O rio Ganges é o rio mais sagrado da Índia. Os hindus acreditam que o rio purifica as pessoas de seus pecados. O rio Ganges é o terceiro maior rio do mundo, com uma base de consumo de mais de dois bilhões de pessoas. Embora o rio seja sagrado, ele é vítima de poluição maciça da água devido ao despejo de esgoto e produtos químicos, e maiores incidências de doenças transmitidas pela água foram relatadas em comunidades frequentemente expostas a esse rio sagrado, agora coberto por uma camada de plásticos flutuantes e outros resíduos.

  2. RIO CITARUM

    O rio Citarum é um dos rios mais poluídos do mundo. Os resíduos industriais de 2.000 fábricas levaram a um aumento nos níveis de mercúrio da água muito acima do nível legítimo. O rio é sujo e poluído desde a nascente até as saídas. Semelhante ao rio Ganges, o rio Citarum atende a uma grande população. A Indonésia, lar do Citarum, excede uma população nacional de 200 milhões de residentes. O rio corre através de uma área onde há assentamentos humanos pesados ​​juntamente com várias fábricas. O rio continuamente roubou o país de pessoas com mais de 50.000 mortes anualmente.

  3. RIO AMARELO

    Por milhares de anos, o rio Amarelo tem sido um dos rios mais famosos da China devido à sua cor única. No entanto, este rio tornou-se um depósito de lixo para fábricas de produtos químicos, tornando a água muito tóxica até mesmo para a agricultura. Mais especificamente, a indústria de mineração de carvão libera muitos resíduos de volta ao rio depois de usar a água dele para executar suas operações.

    No entanto, as pessoas ainda dependem do rio para beber água. É por isso que a área ao redor do rio tem visto um aumento na ocorrência de doenças transmitidas pela água, câncer e defeitos congênitos. Mais recentemente, há esforços para dissuadir as pessoas de beber a água deste rio, uma vez que não é segura para consumo humano ou animal.

  4. RIO SARNO

    Este é sem dúvida o rio mais poluído da Europa. Embora sua fonte seja limpa e segura para beber, os resíduos industriais e agrícolas tornaram este rio tão tóxico que está associado a um aumento alarmante de casos de câncer de fígado na área. Pior ainda, o rio inunda facilmente, levando a deslizamentos de terra e toxicidade no solo próximo. O controle deficiente do tratamento de resíduos levou ao aumento da poluição do rio Sarno.

  5. RIO BURIGANGA

    Este rio é uma fonte de vida para milhões de residentes de Bangladesh. É também um importante recurso econômico para o país, pois é um dos rios mais longos do país. O rio é poluído principalmente pelos curtumes que margeiam o rio, bem como dejetos humanos, plásticos e carcaças de animais. O rio ficou preto e a vida aquática no rio já morreu.

  6. RIO MARILÃO

    Este rio é o lar de milhões de residentes filipinos que usam a água para beber e também para irrigação. A poluição do rio é principalmente de resíduos de curtumes, lixeiras e refinarias de ouro. O despejo de materiais não recicláveis, como garrafas plásticas, está presente na superfície da água. Além disso, a água possui rochas com metais pesados, que representam um risco à saúde dos moradores.

    O rio, tal como o Sarno, está sujeito a inundações, que trazem os resíduos para o terreno, levando à degradação do solo. A poluição da água é prejudicial para as indústrias de pesca nas Filipinas, uma vez que metais tóxicos, como o chumbo, contribuem para a morte da aquicultura.

  7. RIO MISSISSIPPI

    O Mississippi é um dos maiores rios do mundo. Como tal, atende a milhões de residentes nos EUA. O rio é de cor marrom, devido ao lançamento constante de dejetos no rio. A vida aquática no rio diminuiu de forma alarmante devido a vários derramamentos de óleo no passado. Mais lixo vem de indústrias e agricultores que usam produtos químicos nocivos e os jogam no rio.

    O rio tem um alto nível de escoamento de fertilizantes à base de nitrogênio, que além de lixiviar no solo, perturba a cadeia alimentar e reduz os níveis de oxigênio nas águas, causando a morte da vida aquática. Os principais poluentes são benzeno, mercúrio e arsênico.

  8. RIO JORDÃO

    A nascente do rio é limpa e própria para consumo humano. No entanto, à medida que o rio flui, aumenta a toxicidade devido ao descarte de muitos resíduos. Isso tem causado um aumento na salinidade da água. A maior parte da poluição vem da crise de refugiados do país, aliada ao aumento da população, tanto local quanto internacional.

  9. RIO MATANZA-RIACHUELO

    O rio é baseado na Argentina e é indiscutivelmente o rio mais poluído da América do Sul. A presença de indústrias ao longo do rio não facilitou a limpeza. A razão para isso é que milhões de toneladas de esgoto são lançadas no rio diariamente.

    Além disso, há metais pesados ​​no rio, como mercúrio e chumbo, que levam a altos casos de câncer. Estes surgiram devido à liberação de indústrias químicas. Além disso, o rio, também conhecido como Rio Matadouro, é o lar de resíduos de matadouros e curtumes, que são desenfreados ao longo do rio. Devido a isso, o rio tem um mau cheiro.

  10. RIO YAMUNA

    Este é o segundo rio mais poluído da Índia depois do Ganges. Ele possui sua nascente como o Himalaia, mas o rio fica mais poluído à medida que se move. A principal questão é a má gestão do esgoto bruto pelo governo indiano. Existem poucas estações de tratamento de esgoto funcionais na cidade de Nova Delhi, o que diminui a glória da grande capital.

    Além disso, os resíduos agrícolas e industriais também desempenham um papel na poluição do Yamuna. O rio foi tão poluído que o estabelecimento de tratamento de água pode não reduzir o nível de toxicidade no rio. Ao contrário da água normal com um pH de 7, o nível de pH do Yamuna é 11. Isso foi causado por vestígios de veneno na água e, portanto, o pH.

  11. RIO YANGTZÉ

    A rápida industrialização na China levou a uma grande poluição do rio Yangtze. Como resultado, houve um crescimento de algas através da eutrofização. Há muitos efeitos negativos disso, incluindo a morte da vida aquática, uma vez que reduz drasticamente o oxigênio disponível na água.

  12. RIO NILO

    No Egito, as doenças mais comuns são diarreia bacteriana, febre tifoide e esquistossomose. Todas essas doenças têm uma coisa em comum – geralmente estão associadas a água imprópria e falta de saneamento. O Nilo é uma fonte provável desses problemas.

    O Egito é o país mais populoso, agrícola e industrial da bacia. A maior parte do lançamento de esgoto no rio ocorre no Baixo Egito. Os poluentes do Nilo são derivados de fontes como águas residuais industriais, poluição por óleo, águas residuais municipais, drenagem agrícola e incluem cianotoxinas naturais.

    Além da extração excessiva de água do rio Nilo para irrigação, a crescente incursão de água salgada nas áreas costeiras e a diminuição da disponibilidade de água doce na região do delta trouxeram enormes problemas para as espécies que vivem em suas águas.

4Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *