Do pôr do sol fúcsia brilhante às flores das sapatilhas de balé, a Mãe Natureza parece ter uma queda pelo rosa. E as exibições rosadas não param apenas com eventos astronômicos e flores. Todos os tipos de criaturas apresentam vários tons de magenta, fúcsia, coral e rosa. Caso em questão? Considere essas belezas coradas.
14 animais cor de rosa que impressionam
Colhereiro rosado
Embora os flamingos possam ser os garotos-propaganda dos animais cor de rosa, não poderíamos deixar passar o lindamente peculiar colhereiro rosado, um lindo pássaro pernalta rosa com um encantador bico espatulado. A cor do colhereiro resulta de sua dieta à base de caranguejos e camarões.
Infelizmente para essas criaturas requintadas, suas penas primárias rosadas eram altamente valorizadas para uso em leques femininos no final do século XIX; na década de 1930, a população outrora saudável da Flórida havia caído para um total de apenas 30 a 40 casais reprodutores. Felizmente, foi promulgada proteção legal total contra a caça e agora existem mais de 1.000 casais nidificando na Flórida.
Katydid Rosa
Descritos pela primeira vez em 1874, os gafanhotos rosa inspiraram mais de um século de discussões sobre os comos e os porquês de sua incrível tonalidade . Na virada do século 20, o entomologista de Harvard, Hubbard Scudder, sugeriu que a coloração rosa poderia ser sazonal e que os insetos verdes mudavam de cor com as folhas de outono para proteção.
O entomologista e mirmecologista americano William Morton Wheeler rejeitou esta teoria. Com base na descoberta de ninfas catidídeos rosa brilhante nas pradarias de Wisconsin e Illinois durante julho de 1907, ele sugeriu uma raiz genética para a doença. Wheeler comparou o estado ao albinismo. Pela primeira vez, catidídeos rosa foram reconhecidos como “mutantes” genéticos na literatura científica. 1 Os entomologistas agora acreditam ter confirmado que Wheeler estava certo. Seja qual for o motivo, estamos muito felizes por existirem coisas como catidídeos rosa no mundo.
Cavalo marinho pigmeu de Bargibant
O cavalo-marinho de Bargibant (ou cavalo-marinho pigmeu) vive exclusivamente de corais-leque e é tão mestre no disfarce (daí seus lindos tons que combinam com o rosa do coral) que passou despercebido até que um pesquisador encontrou um enquanto estudava o coral em um laboratório. Os nódulos do cavalo-marinho combinam até com os botões do coral. Eles vêm da família Syngnathidae e medem apenas 1/2 a 1 polegada de comprimento.
Lagartixa com pés de teia
As lagartixas com patas palmadas podem agradecer à sua pele estranhamente translúcida e de cor salmão por escondê-las tão bem nas areias avermelhadas do deserto do Namibe, onde vivem. Mecanismos de defesa adicionais incluem um vocabulário de cliques, guinchos, coaxos e outros sons para assustar possíveis invasores. Sem falar no velho truque de “quebrar o rabo” que todas as lagartixas têm.
Mas talvez a coisa mais estranha sobre este réptil é que ele não tem pálpebras e por isso precisa lamber os globos oculares para mantê-los úmidos, provando que o mundo animal é mais estranho (e ainda mais agradável) do que a ficção.
Orquídea Louva-a-deus
Em 1879, o jornalista australiano James Hingsley voltou da Indonésia com histórias de uma orquídea rosa carnívora que atraía borboletas para suas pétalas e as comia vivas. Como você deve ter adivinhado, não foi uma flor que ele viu; era o inseto incrivelmente enganoso que imitava flores, Hymenopus coronatus – o louva-a-deus-orquídea. Num estudo mais recente para determinar se o disfarce extravagante do louva-a-deus atraía os insectos para a morte, os cientistas ficaram surpresos ao descobrir que os louva-a-deus atraíam mais insectos do que as flores reais.
E embora outros animais possam se camuflar com flores para se esconder e depois emboscar suas presas, os esquemas do louva-a-deus-orquídea são diferentes. Eles sentam-se sozinhos em galhos ou folhas e posam como flores, em vez de se esconderem entre eles. Nada diz que “a natureza é intensa” como insetos rosa-choque que comem flores.
Porcos Domésticos
Alguns porcos domésticos são pretos porque produzem em excesso o pigmento eumelanina, enquanto os porcos cor-de-rosa não produzem nenhuma melanina e acabam com uma cor rosa “padrão”.
Mas eis o que é fascinante: os porcos desenvolveram cores de pelagem atraentes apenas após a domesticação, devido à propensão humana para a novidade, de acordo com um estudo que analisou porcos selvagens e domésticos. 2 Acontece que os porcos cor-de-rosa não teriam sobrevivido na natureza o tempo suficiente – porque seriam facilmente detectados pelos predadores – para permitir a ocorrência das mutações produtoras de cor-de-rosa.
Estrelas do mar
Existem cerca de 2.000 espécies diferentes de estrelas do mar , e elas vêm em uma variedade de cores, incluindo rosa, que as ajudam a camuflar ou espantar predadores. É possível encontrar estrelas do mar vivendo nos oceanos de todo o planeta, desde habitats tropicais até o fundo do mar frio. Cientistas marinhos adotaram a desafiadora tarefa de renomear esses encantadores equinodermos como “estrelas do mar”, em vez da outrora comum estrela do mar.
Elefante Falcão
Esta mariposa rosa e verde oliva – que tem a distinção incomum de receber o nome de um mamífero, um pássaro e um inseto – é uma das 1.400 espécies de mariposas-falcão encontradas em todo o mundo. As cores os ajudam a atrair um companheiro no escuro e, durante o dia, eles se escondem entre o rosa brilhante das flores em seus alimentos favoritos: salgueiros e fúcsia.
Hawkmoths são as únicas mariposas capazes de pairar na frente das flores para se alimentar, como fazem os beija-flores, e estão entre os insetos voadores mais rápidos do planeta, atingindo velocidades de até 19 quilômetros por hora.
Golfinho do Rio Amazonas
O boto do rio Amazonas – também conhecido como boutu, boto ou bufeo – tem a distinção de ser o maior dos golfinhos de água doce e fica rosa à medida que envelhece. Em 2018, a IUCN listou os botos do rio Amazonas como ameaçados de extinção. 3 As principais ameaças incluem a sua utilização como isco para peixes, a pesca com explosivos e a contaminação da água do rio pelas operações mineiras.
Axolote
E aqui, a salamandra mais charmosa de todo o mundo das salamandras, o Axolotl rosa ( Ambystoma mexicanum ), também conhecido como o peixe ambulante mexicano . Eles vêm em outras cores, como branco, preto, amarelo e verde. Os axolotes brancos sempre têm guelras com franjas rosadas; axolotes pretos têm guelras azuis.
Esses anfíbios não são apenas ridiculamente fofos, mas nunca passam por metamorfose e, portanto, permanecem na forma larval durante toda a vida. Além disso, eles têm superpoderes de cura que lhes permitem fazer coisas como regenerar membros.
Batizada com o nome da flor terrestre igualmente vistosa, a anêmona do mar apresenta-se em um arco-íris de cores deslumbrantes, sendo o rosa uma das mais lindas. A cor da anêmona do mar depende de onde ela mora. Se o hospedeiro for um coral ou uma esponja, eles tendem a ser vibrantes. Em um ambiente mais monótono como uma rocha, reinam as cores suaves. Mas essa criatura relacionada aos corais e às águas-vivas é mais do que apenas uma linda bola florida; a anêmona tem algumas características surpreendentes. Por exemplo, eles são carnívoros, podem viver até os 50 anos e alguns deles podem crescer até 6 pés de largura.
Lagosta Agachada Peluda Rosa
Parte Dr. Seuss, parte pesadelo do aracnófobo, este sedutor crustáceo marinho conhecido como “lagosta rosada e peluda” ( Lauriea siagiani ) não é uma lagosta. Também chamada de caranguejo-fada, a “lagosta” pertence ao grupo de caranguejos chamados Anomurans e tem apenas meia polegada de comprimento. A cor rosa permite que ela se camufle perfeitamente nas esponjas gigantes cor-de-rosa que a lagosta atarracada chama de lar.
A lagosta rosada e peluda pode ser vista em ação no vídeo a seguir.
Nudibrânquios
O belo Tritoniopsis elegans rosa, um molusco gastrópode marinho que é frequentemente confundido com lesmas do mar, foi descoberto cientificamente pela primeira vez no Mar Vermelho. A distribuição deste nudibrânquio abrange o Indo-Pacífico ocidental. De todas as características extremamente belas que essas criaturas possuem, sua cor é talvez a mais notável. Variando em um espectro que vai do suave e da cor sobremesa ao arco-íris neon, eles desenvolveram esses tons tanto para camuflagem – quando combinam com seu ambiente – quanto como alerta.
Flamingo
Não poderíamos fazer uma galeria de animais cor de rosa e não incluir a criatura rosa mais famosa de todas. Para nossas belezas finais, o epítome do rosa: flamingos. Embora quando os flamingos eclodem pela primeira vez, eles sejam de um cinza monótono; eles desenvolvem tons gloriosos de pêssego e coral principalmente por causa de sua dieta. As algas vermelhas e azul-esverdeadas que comem estão repletas de beta-caroteno, que contém um pigmento laranja-avermelhado, e os moluscos e crustáceos que os flamingos preferem também possuem carotenóides ricos em pigmentos.
E se sua cor romântica e beijos em formato de coração não fossem amorosos o suficiente, considere o seguinte: embora os flamingos se agrupem em bandos que podem chegar a centenas de milhares, um flamingo escolhe um único companheiro e geralmente permanece monogâmico por toda a vida.
Fontes:
- ” Em Seis Pernas “. Agricultura.Purdue.Edu .
- Fang, Meiying et al. ” Modo contrastante de evolução em um locus de cor da pelagem em porcos selvagens e domésticos “. Plos Genética , vol 5, não. 1, 2009, pág. e1000341. Biblioteca Pública de Ciência (Plos) , doi:10.1371/journal.pgen.1000341
- ” Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN: Inia Geoffrensis “. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN .