Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

150 toneladas de lixo são retiradas de manguezais do Rio

150 toneladas de lixo são retiradas de manguezais do Rio
0Shares

Mais de 150 toneladas de lixo flutuante e resíduos sólidos foram retiradas de canais e mangues do Rio de Janeiro desde fevereiro deste ano. O trabalho é feito pelo projeto Águas da Guanabara, da Federação Estadual de Pescadores no RJ, e já passou pelo canal de Magé, nos rios Suruí e estrela, Baixada Fluminense, e em São Gonçalo, nos rios Imbuaçu, Pomba e Marimbado. Atualmente, 150 pescadores fazem parte da Federação.

A ação busca analisar e diagnosticar as condições ambientais e econômicas dos territórios e conscientizar a população sobre os impactos do lixo na biodiversidade da Baía de Guanabara. Os resíduos coletados são levados às prefeituras locais para que o descarte seja feito de forma correta.

“Agora cabe a população não jogar lixo nos rios. Em apenas um mês, já temos um resultado muito significativo: a melhoria da qualidade de vida do pescador, do mangue, do solo, da água, fauna e flora”, disse Gilberto Alves, presidente da colônia de pescadores de Niterói e São Gonçalo.

Além disso, a Federação faz exames de rotina nos pescadores e oferece benefícios como auxílio alimentação e para documentação.

“Mantemos um banco de dados com relatórios mensais sobre a saúde dos pescadores, eles são remunerados para atuarem na coleta dos resíduos sólidos não orgânicos, três vezes por semana, das 8 da manhã até o meio dia”, explica o coordenador técnico da Federação, Alberto Toledo.

*Estagiária sob supervisão de Natashi Franco

Por Band Rio

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *