Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

17 casas sustentáveis ​​mais incríveis que sincronizam com a natureza

17 casas sustentáveis ​​mais incríveis que sincronizam com a natureza
3Shares

A boa arquitetura celebra o design com a natureza. Embora as casas sejam os locais preferidos para se sentir seguro, as casas sustentáveis ​​prometem segurança ao ambiente natural. São inovações em designs que oferecem resultados espetaculares, garantindo eficiência energética e minimizando custos operacionais.

 

O valor de uma estrutura não reside no custo do edifício, mas só pode ser avaliado através do seu impacto na envolvente e no ambiente. Com certos avanços tecnológicos, os designers decifraram o código para uma abordagem mais ecológica, construindo casas sustentáveis. Vejamos algumas das casas sustentáveis ​​em todo o mundo com um profundo amálgama de natureza dentro do ambiente construído.

 

17 casas sustentáveis ​​mais incríveis inseridas na natureza

A sustentabilidade é muito mais do que um mero conceito. Trata-se de exploração em termos de planejamento, mood board e técnicas de construção que resultam em casas sustentáveis ​​que se harmonizam e se misturam com a natureza enquanto caminham pelos caminhos da eficiência energética.

Vejamos as 17 casas sustentáveis ​​mais incríveis situadas entre paisagens naturais.

1. Casa de Resíduos, Universidade de Brighton

Casa de Resíduos, Universidade de Brighton

Com a noção de negar a existência de resíduos e referir-se a eles apenas como elementos no lugar errado, a Waste House da Universidade de Brighton é uma das pequenas casas sustentáveis ​​construídas com materiais descartados. É a primeira estrutura no Reino Unido construída com lixo.

 

O material de construção foi derivado de resíduos domésticos normais com mistura de resíduos de construção. A estrutura é composta por 4 mil caixas de DVD descartadas, 2 mil carpetes em placas, 20 mil escovas de dente usadas e 2 mil disquetes. Um painel de humor único oferece uma estética única à fachada. A estrutura serve como um exemplo vivo de como a noção de desperdício está sendo usada de forma tão errada e como até mesmo os itens mais simples podem revelar-se extremamente utilitários para o projeto de casas sustentáveis.

 

O design do edifício segue uma linguagem contemporânea que funciona com o mínimo de energia. É uma mensagem poderosa para designers praticantes e aspirantes a arquitetos analisarem tudo o que acontece na construção de uma propriedade sustentável. Este é um dos projetos experimentais que agora está sendo utilizado como oficina de design para os alunos da Universidade de Brighton. Construído a partir de uma abordagem sustentável, o workshop é um lugar para os alunos explorarem o mundo do desenvolvimento sustentável.

2. S House, Vietnã

S House, Vietnã

Juntamente com o aumento da urbanização, a procura de soluções domésticas baratas também está a aumentar. Para atender à questão social, Vo Trong Nghia Architects propôs casas ecológicas e de bolso – S House.

 

Estas casas sustentáveis ​​têm a abordagem mais prática com materiais locais como bambu e palha composta por folhas de palmeira. Os interiores de 30m² destas pequenas casas sustentáveis ​​apresentam um grande espaço.

 

O design é orientado pela meta de atingir o mercado de baixo custo. Com um escopo de fabricação em massa, essas pequenas casas sustentáveis ​​são mais adequadas para qualquer localidade, seja uma favela lotada ou um local remoto. A fácil montagem e portabilidade destas casas sustentáveis ​​permitem-lhe transportar a casa consigo para onde quer que vá. Os designers abordaram o projeto de forma diferente, propondo casas pré-fabricadas sustentáveis ​​que podem ser desmontadas e transportadas para outro local conforme as necessidades.

3. ZEB Pilot House, Larvik, Noruega

ZEB Pilot House, Larvik, Noruega

Uma das casas experimentais mais incríveis, porém sustentáveis, é a Zeb Pilot House projetada por Snohetta. A incorporação de painéis solares e uma abordagem energeticamente eficiente no projeto resulta na produção de eletricidade que é três vezes maior que a consumida pela casa.

 

A colaboração da Snohetta com o Centro de Pesquisa em Edifícios com Emissões Zero (ZEB) resultou em uma casa confortável para os usuários viverem de forma igualmente positiva para o meio ambiente. A envolvente do edifício serve como uma potência com a geração de energia, compensando as emissões de gases de carbono e orientando toda a indústria AEC para uma abordagem única à sustentabilidade.

 

Dos interiores às comodidades exteriores, como piscina e sauna, todos os espaços da casa funcionam com energia solar, permitindo aos utilizadores o melhor de todos os privilégios de luxo a um custo mínimo de funcionamento. O alto desempenho dessas casas sustentáveis ​​é resultado de uma pia de cozinha baseada em uma rota sustentável com painel fotovoltaico, trocador de calor, captação de águas pluviais e painéis solares. Além de atender aos impactos ambientais, a paleta sublime também serve como um deleite calmante para os olhos.

4. Casa Pop-Up, Sul da França

Casa Pop-Up, Sul da França

Cada um de nós sempre sonhou em ficar em uma casa de Lego. A equipe da Multipod permitiu que essa fantasia se tornasse realidade com o Pop-Up House. Estas casas sustentáveis ​​são o produto de quatro dias de trabalho com a magia de uma única ferramenta – uma chave de fenda.

 

A utilização de materiais fáceis de usar é o que torna o conceito destas casas sustentáveis ​​um sucesso com custos mínimos de instalação. O design é tudo o que o futuro do setor da construção exige. As casas pré-fabricadas sustentáveis ​​têm excelente isolamento com um envelope térmico hermético que envolve todo o edifício. Embora o projeto esteja localizado no sul da França, os métodos inteligentes de planejamento e construção eliminam a necessidade de aquecimento extra para esta casa.

 

5. Bambu em flor

Bambu florescendo

As casas sustentáveis ​​não são apenas estruturas construídas com materiais locais. Estes edifícios têm uma abordagem holística onde cada elemento de design conversa com o entorno e a natureza. Este aspecto também envolve a resposta às condições climáticas.

 

Blooming Bamboo é uma das casas eco-sustentáveis ​​executadas pela H&P Architects. O projeto é um protótipo que vai atender a massa. Tendo em conta as condições meteorológicas, o projeto foi proposto para ser à prova de inundações com a sua estrutura de palafitas.

 

As palafitas podem manter a casa segura até um nível de 1,5 m. A altura em outros modelos pode ser elevada até 3m. Da estrutura central ao revestimento, a paleta de materiais é composta apenas por materiais locais. O esqueleto do edifício é composto por bambu que é posteriormente revestido com folhas de coqueiro e fibra. Estas casas sustentáveis ​​com uma abordagem vernacular atenderão aos grupos de baixa renda da sociedade por apenas US$ 2.500.

6. Edgeland House, Austin, Texas

Casa Edgeland, Austin, Texas

Com nosso atual estilo de vida agitado, retroceder e permanecer enraizados é tudo o que desejamos. Atendendo ao mundo desnaturado estão os conceitos de casas sustentáveis ​​que permitem que você fique em sincronia com a atmosfera natural. Casas modernas e sustentáveis ​​combinam sensibilidades de design contemporâneo com uma abordagem de construção tradicional. Um exemplo é o Edgeland House do Bercy Chen Studio situado em uma área de um acre.

A casa é uma reinterpretação das Pit Homes dos Nativos Americanos. As casas convencionais mantêm uma faixa constante de temperatura interna à medida que são enterradas no solo. Edgeland House é protegida por um telhado verde que serve como isolante. O design foi planejado e executado de forma que o ambiente natural não seja alterado ou perturbado. Em vez disso, a adoção de vários elementos permite que a natureza floresça em seu potencial máximo.

Algumas zonas da casa penetram profundamente no solo, a uma profundidade de dois metros. Esta abordagem de design ajuda a regular as temperaturas tanto no verão quanto no inverno. A casa combina com a paisagem e funciona como uma extensão dela, oferecendo casas para o cultivo de 40 espécies locais de flores silvestres.

7. Logie Point, Jersey, costa norte da França

Logie Point, Jersey, costa norte da França

Situado em um promontório está Logie Point, da Guz Architects. Como as casas sustentáveis ​​parecem fazer parte do cenário natural, esta casa parece estar florescendo na inclinação da terra do local. Uma mistura com o ambiente natural reduz o seu impacto no meio ambiente.

Uma das abordagens amplamente adotadas em casas sustentáveis ​​grandes ou pequenas é o jardim no terraço. O conceito do mesmo foi aplicado neste projeto para um amálgama perfeito de estrutura no ambiente. As áreas de estar são cobertas por telhados curvos equipados com células de energia solar.

Ambas as casas do Logie Point são revestidas com materiais locais e obtêm isolamento e energia com paredes e telhados cobertos por células fotovoltaicas. A casa possui um pátio conservado em uma parte do projeto que conta com uma piscina natural filtrada pelos métodos convencionais de junco e plantações.

8. Haycroft Gardens, Noroeste de Londres

Jardins Haycroft, noroeste de Londres

Uma das partes mais desafiadoras das casas sustentáveis ​​são as considerações pessoais. Um exemplo de um desses projetos é o Haycroft Gardens, de Sarah Wigglesworth Architects, onde, além de atender ao ambiente natural, os designers também tiveram que atender aos diferentes conjuntos de requisitos apresentados pelas três gerações que vivem sob o mesmo teto.

O projeto inspira-se no passado, acomoda o presente e prepara o futuro com eficiência energética, fácil acessibilidade e conforto extra na casa. O projeto aceitou abertamente os princípios da Passivhaus para reduzir a necessidade de aquecimento ou resfriamento mecânico e manter a temperatura naturalmente.

A forma da estrutura em L ajuda a inundar os interiores com luz natural e estabelece uma ligação dentro de cada zona da casa. O jardim central serve como local de relaxamento comum a todas as gerações que ali residem.

9. WIND House, norte da Holanda

WIND House, Norte da Holanda

Um exemplo da coexistência do estilo de vida moderno com ambientes naturais pode ser visto na WIND House do UNStudio. A propriedade está localizada nos arredores de uma aldeia no topo de uma colina. A área traseira arborizada e os acolhedores campos verdes na parte frontal da casa tornam-na extremamente acolhedora e convidativa.

O planeamento inteligente da casa coloca as zonas mais privadas como os quartos nas traseiras e as áreas comuns como a sala de estar e zona de entretenimento na frente. Os espaços sociais tornam-se mais estimulantes à medida que se abrem para a paisagem natural panorâmica.

Todo o projeto gira em torno da sustentabilidade com painéis solares, painéis de humor compostos por materiais naturais e um elemento central com sistema de recuperação de calor residual. A casa inteligente leva a inovação ao próximo nível com a automação. Uma tela central pode controlar todos os espaços e até mesmo os painéis solares. Um dispositivo localizado em cada cômodo pode ajudar a regular o ambiente com base nas necessidades e preferências pessoais.

10. Casas protegidas pela terra, Islândia

Casas protegidas pela terra, Islândia

Não existe nenhuma regra que obrigue a incorporação de tecnologias modernas para alcançar a sustentabilidade. As casas sustentáveis ​​podem ser derivadas de práticas tradicionais de construção que tinham uma abordagem amiga do ambiente profundamente enraizada nelas.

Estas casas sustentáveis ​​são excelentes em termos de eficiência energética e, ao mesmo tempo, servem como uma solução de habitação acessível. As pequenas casas sustentáveis ​​são construídas nas encostas, combinando perfeitamente com a paisagem natural. As casas de relva que datam dos anos 900 estão abertas à visitação. As residências do Sul da Islândia são extremamente sustentáveis ​​com a estética mais natural e rústica. Sendo construídas no interior das colinas, estas são soluções amigas do clima que abrem caminho para um futuro melhor.

11. The Brooks Avenue House, Veneza, EUA

The Brooks Avenue House, Veneza, EUA

Conhecida por construir algumas das casas eco-sustentáveis ​​mais eficientes, a Bricault Design, empresa de arquitetura com sede em Vancouver, projetou este projeto. A arquitetura não é apenas cativante e bela, mas também é uma ode à natureza. A casa moderna possui uma exuberante parede viva em todas as fachadas da casa e um jardim arejado no terraço. A casa da Brooks Avenue tornou-se uma inspiração para casas sustentáveis.

Marcando uma marca nas casas modernas sustentáveis, esta estrutura impressionante é cercada em três lados pelo telhado por um sistema de vida. O sistema sustentável inclui uma horta eficiente e gramíneas e arbustos nativos de baixa manutenção. Estas fachadas com vegetação são alimentadas por uma combinação de água da chuva captada e água doméstica reciclada gerada pelos moradores. Além disso, há também um revestimento em ripas de cedro que ajuda a sombrear os espaços interiores, mantendo-os à temperatura ambiente normal, sem o uso de ar condicionado.

O princípio fundamental das casas sustentáveis ​​é garantir que melhorem a qualidade de vida dos seres humanos e da vida selvagem num ambiente urbano. A casa da Brooks Avenue é um dos melhores exemplos aqui. O conceito é uma forma simples e econômica de embelezar uma casa, torná-la mais funcional e ajudar a limpar a poluição do ar urbano.

12. Uma Casa Ecológica na Floresta, Moscou, Rússia

Eco House na Floresta, Moscou, Rússia

As casas sustentáveis ​​não são apenas o espaço de nidificação para os humanos, mas também servem como abrigo para as características naturais existentes no local. Com tal abordagem atendendo a ambas as demandas, os arquitetos Snegiri criaram esta casa ecológica na floresta. Esta bela casa que aninha os seres humanos e a natureza ajuda a reduzir o consumo de energia em 90% do que é normalmente utilizado. Todo o design necessário eram técnicas passivas com um olhar aguçado para os detalhes técnicos.

A casa combina perfeitamente com o cenário da floresta e preserva o habitat natural de todas as árvores existentes. Composto por materiais naturais com cobertura viva, é um design que respira. A janela economizadora de energia está voltada para o sol e serve como um dos elementos vitais para alcançar a eficiência energética. O design apresenta tecnologia sueca de placa à prova de frio, na qual a combinação de uma placa de fundação com aquecimento de piso pode ser vista para manter os interiores a uma temperatura confortável.

Embora a estrutura pareça moderna e futurista, os interiores revelam uma história diferente. Os espaços interiores são ornamentados com móveis históricos e itens vintage que mantêm um charme artístico e clássico.

13. Superadobes no Deserto

Superadobes no Deserto

As casas sustentáveis ​​não são apenas o espaço de nidificação para os humanos, mas também servem como abrigo para as características naturais existentes no local. Com tal abordagem atendendo a ambas as demandas, os arquitetos Snegiri criaram esta casa ecológica na floresta.

A casa combina perfeitamente com o cenário da floresta e preserva o habitat natural de todas as árvores existentes. Composto por materiais naturais com cobertura viva, é um design que respira. A janela economizadora de energia está voltada para o sol e serve como um dos elementos vitais para alcançar a eficiência energética.

14. Uma Eco House de Long Island nos arredores de Nova York, Peconic Bay

Long Island Eco House ao alcance de Nova York, Peconic Bay

Em meio à localização perfeita está a proposta de uma das mais belas casas eco-sustentáveis ​​– Long Island Eco House do Studio Mapos. Isolada mas conectada, moderna mas enraizada na definição do design desta casa sustentável. A crueza das madeiras não tratadas junto com o concreto e o aço permitem que você se encaixe perfeitamente no ambiente verdejante e aprecie a pintura viva da baía de Long Island.

A fauna naturalmente existente é que norteou todo o desenho e conceito da casa. Com alterações mínimas nas condições naturais, a casa respeita a existência da natureza e assume-a como um dos elementos mais embelezadores da arquitetura sustentável da casa. A casa foi planejada no horizonte Leste-Oeste levando em consideração a inclinação natural existente que faz com que a casa pareça crescer a partir do terreno.

À medida que se recua no terraço escalonado, você pousa em uma piscina infinita que permite mergulhar em outro elemento natural enquanto aprecia as vistas panorâmicas. Um toque de branco com madeira compõe o interior da casa e faz com que seja acolhedor.

15. Uma casa ecológica escondida nas dunas, Nijmegen, Holanda

Eco House Escondida em Dunas, Nijmegen, Holanda

Não há nada tão inspirador quanto os padrões naturais. Uma dessas inspirações para recriar a essência da caminhada pelas dunas foi adotada nas casas ecossustentáveis ​​entre as dunas. Esta casa de férias que segue os conceitos de sustentabilidade é discreta, mas extremamente expressiva, com o seu telhado assimétrico no meio do entorno.

Cada abertura de janelas e portas da casa segue um posicionamento estratégico, pois se abre para as magníficas vistas naturais. A forma, os detalhes, as texturas e a paleta de materiais dessas casas sustentáveis ​​facilitam uma fusão perfeita do design em um cenário pintado naturalmente.

A casa homenageia o meio ambiente com componentes pré-fabricados e a instalação de soluções de economia de energia como painéis solares, lareira de biomassa e outras opções de aquecimento passivo que reduzem o consumo de energia artificial.

16. Uma casa ecológica nas profundezas da floresta tropical, Valle de Bravo, México

Eco Home nas profundezas da floresta tropical, Valle de Bravo, México

Celebrando a natureza e seu rico cenário está a Casa de la Roca Home – uma casa ecológica situada em uma densa floresta tropical. A casa camufla-se no morro e o apelo rústico sincroniza bem com a imagem natural.

As casas sustentáveis ​​modernas inspiram-se em materiais naturais e o mesmo caminho foi seguido neste projeto de design. Os elementos florestais são os que compõem todo o projeto da residência com uma seleção criteriosa das árvores caídas. Algumas árvores escolhidas a dedo foram retiradas e usadas para compor o layout das vigas da casa para um projeto estruturalmente sólido.

Com mirantes direcionados em três direções diferentes, cada um oferece uma vista única e rica em paisagismo. O telhado verde vivo da casa oferece os níveis de isolamento desejados e serve como bacia para captação de água da chuva. Além dessas características sustentáveis, aninhada no telhado verde está uma variedade de vida selvagem. Atendendo à definição de casas eco-sustentáveis, esta estrutura é uma casa para a coexistência do homem e da natureza.

17. Um oásis de jardim na movimentada Buenos Aires

Oásis de jardim na movimentada Buenos Aires

Todos procuram um retiro da agitação diária para revitalizar e conectar-se com a natureza. Atendendo a essa demanda comum em projetos residenciais está a MeMo House by BAM! Arquitetura. Uma abordagem sustentável ao projeto resultou em impacto mínimo na natureza e conforto maximizado dentro da casa.

Um jardim 3D começa em um ponto e flui por todos os andares da casa, servindo assim como um oásis de jardim na agitada vida da cidade. O princípio básico do design girava em torno da saúde. Isto levou à otimização da luz natural e às magníficas vistas através de grandes janelas pitorescas.

A casa foi identificada como uma das casas sustentáveis ​​com certificação LEED da Argentina, com tecnologias avançadas como águas residuais, painéis solares, etc., atendendo às demandas energéticas da estrutura.

Rumo a um futuro mais verde com casas sustentáveis…

Uma casa de barro com porta de madeira
Uma casa com piscina no meio
Vista aérea de uma casa com telhado verde
Uma casa com telhado verde cercada por árvores
Um pátio com uma cadeira e uma mesa em frente a uma casa
Uma casa com piscina no meio
Algumas grandes janelas no topo de um edifício
Uma grande casa branca no topo de um campo verdejante
Uma casa com uma grande varanda e vista para as montanhas
Uma casa moderna com um grande gramado na frente
Uma casa com deck no meio do campo
Vista aérea de uma casa com telhado verde

A sustentabilidade ou as casas sustentáveis ​​não continuarão mais a ser um conceito de design. Pelo contrário, é um estilo de vida que precisa ser adotado. Uma mistura de moderno e tradicional pode levar a um projeto de construção altamente eficiente que empresta a estética elegante e sublime da linguagem de design moderno e a ecologia das práticas de construção convencionais.

As casas eco-sustentáveis ​​podem revelar-se um dos locais de residência devido à essência natural e à aura que transmitem. À medida que caminhamos para dias mais verdes, vamos restabelecer a nossa ligação com a natureza através da construção de casas sustentáveis.

Perguntas frequentes

1. O que se entende por casas sustentáveis?

As casas sustentáveis ​​são aquelas que minimizam o consumo de energia e seguem um percurso local em termos de materiais ou técnicas de construção. Essas casas levam em consideração as condições climáticas locais, materiais vernaculares e práticas. Estes podem ser combinados com tecnologia moderna ou executados como tem sido feito desde os tempos antigos. O principal objetivo das casas sustentáveis ​​é maximizar o conforto dos usuários e reduzir o impacto ambiental da estrutura.

2. Como posso construir uma casa sustentável?

A construção de uma casa sustentável exige que você analise os fatores climáticos, pesquise materiais e práticas convencionais e planeje o projeto de acordo. Você precisa avaliar como o uso de recursos naturais pode ser maximizado em seu projeto para reduzir a necessidade de serviços mecânicos.

3. Quais materiais compõem pequenas casas sustentáveis?

Quer se trate de um projeto de grande escala ou de pequenas casas sustentáveis, a ecologia só pode ser derivada do uso de materiais naturais. Uma abordagem moderna aproveita materiais recicláveis ​​como garrafas de vidro, pneus, etc., para eficiência energética.

4. Por que caminhamos em direção à sustentabilidade no design?

Com a exploração extrema dos recursos e os danos já causados ​​ao ambiente, é necessário que haja um apelo ao despertar para a sustentabilidade em cada sector. A sustentabilidade na construção resulta em casas confortáveis, minimizando a energia mecânica e maximizando o uso dos recursos naturais.

5. O bambu pode ser considerado um material ecologicamente correto?

A grama alta, semelhante a uma árvore, ou seja, o bambu, é um material de ritmo acelerado que é amplamente adotado em vários projetos de casas sustentáveis, itens domésticos diários e até mesmo como matéria-prima na indústria da moda. É um material extremamente ecológico na indústria da construção que oferece vantagens como durabilidade na estrutura e estética incomparável. A versatilidade do material pode ser aproveitada para utilização em estruturas, pisos ou até mesmo como painéis de parede.

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *