7 espécies de peixes ameaçadas de extinção no Brasil
Conheça alguns dos peixes mais raros do país e que estão em risco de desaparecerem completamente!
Existem aproximadamente 34.200 espécies de peixes descritas no mundo. O ICMBio estima que, no Brasil, estejam cerca de 4.545 desse total.
Conheça 7 peixes brasileiros que estão criticamente ameaçados, segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Esses animais são tão raros que quase não existem fotografias deles!
1. Acari — Baryancistrus niveatus
Essa é uma espécie de bagre da família Loricariidae, nativa da América do Sul. Pode ser encontrada nas bacias do rio Xingu, Tapajós, rio Trombetas e rio Tocantins no Brasil.
2. Andirá — Henochilus wheatlandii
O andirá é um peixe de água doce que habita o rio Santo Antônio, afluente do rio Doce, em Minas Gerais. Também conhecido como anjirá, o animal está ameaçado pela destruição das matas ciliares e exploração da bacia do rio Doce com hidrelétricas.
3. Canivete — Characidium grajahuense
Existem diversas espécies de peixes-canivetes, a maioria ameaçada de extinção. O Characidium grajahuense, por exemplo, é encontrado na bacia do rio Maracanã, no Rio de Janeiro, que deságua na Baía de Guanabara.
4. Bagre — Potamarius grandoculis
Conhecida popularmente como um tipo de bagre, essa espécie é endêmica dos rios Doce e Paraíba do Sul. Ela não é vista há mais de 50 anos e está possivelmente extinta, mas fontes oficiais ainda não confirmaram a classificação.
5. Surubim-do-jequitinhonha — Steindachneridion amblyurum
O surubim-do-jequitinhonha é um dos maiores peixes da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha. Sua carne é muito saborosa, qualidade que a transformou em uma espécie valorizada pelos pescadores. A pesca intensa levou o animal a ser classificado como ‘criticamente ameaçado’.
6. Cascudo — Delturus parahybae
Esta é uma espécie de bagre blindado, com escamas superfortes, que lhe permitem sobreviver a ataques de predadores, encontrada na bacia do rio Paraíba do Sul.
7. Sarapó — Apteronotus lindalvae
Descoberta apenas na última década, essa espécie de sarapó é encontrada no rio Uatumã, na bacia Amazônica.