Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Pinguim com aparência incomum foi encontrado na Antártica

Pinguim com aparência incomum foi encontrado na Antártica
2Shares

Pinguim com aparência incomum foi encontrado na Antártica – Divulgação/Nigro et al

Um pinguim-gentoo com melanismo foi encontrado na Baía da Esperança, na Antártica, por pesquisadores argentinos. A condição genética do animal é rara e ocorre apenas em um a cada 250 mil pinguins. Em vez da tradicional plumagem branca no corpo, a dele é preta devido ao aumento da produção de melanina causada por uma mutação genética. Os cientistas explicam que a cor incomum do pinguim foi identificada como melanismo, uma condição genética que causa excesso de pigmento melanina nas penas.
Normalmente, os pinguins-gentoo têm coloração preta no topo das asas e branca no resto do corpo, com exceção das costas, negras. O peito é todo branco brilhante e apenas o bico é laranja. A cor do corpo dos pinguins ajuda a enganar predadores. Quando estão nadando, as costas pretas se misturam com o azul escuro do mar e vistos de baixo, o branco da barriga se confunde com a luminosidade do céu.
O pinguim melânico encontrado parecia estar com boa saúde e exibia comportamento normal. Ele é o segundo relato oficial de melanismo para a espécie, desde o primeiro em 1997, e é o primeiro relato para a colônia. A observação foi relatada em um artigo científico no jornal Polar Biology.
A descoberta do pinguim-gentoo com melanismo é importante para a ciência, pois pode ajudar a entender melhor a genética e a evolução dos pinguins.

 

2Shares

Trajano Xavier

One thought on “Pinguim com aparência incomum foi encontrado na Antártica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *