Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

O turismo de aventura tem lugar certo em Manaus

O turismo de aventura tem lugar certo em Manaus
3Shares

Com a chegada do verão amazônico, período que vai de julho a dezembro, a vontade de superar desafios, vencer obstáculos naturais e geográficos, além de ter a chance de ficar ainda mais próximo da natureza, faz triplicar a procura por roteiros de aventura na região Amazônica. A estação favorece o surgimento das chamadas “praias” dos rios e é marcada pelas altas temperaturas, que podem passar dos 38º C, nesta época do ano.

Afinal, quem nunca imaginou viver uma aventura para lá de radical na Amazônia? A região é reconhecida mundialmente por suas belezas naturais, e cenários perfeitos para quem busca essa imersão integral com a natureza, rios, cachoeiras, trilhas na maior floresta tropical do planeta, sem é claro, perder o fôlego com as aventuras e com direito a altas doses de adrenalina.

Os fanáticos por esses passeios podem encontrar inúmeras aventuras radicais em Manaus ou arredores da cidade, em outros estados da Amazônia como, Roraima ou até mesmo, no país vizinho, a Venezuela. De acordo com João Paulo Monteiro, da Rapel Radical King, agência de turismo que faz passeios, há mais de cinco anos, por roteiros radicais como, rapel nas cachoeiras e árvores centenárias, incluindo saltos de mais de 40 metros de altura, em Manaus, Presidente Figueiredo, Roraima e Venezuela, esses são fatores que levam os praticantes de esportes de aventura, ou os que querem iniciar na modalidade, a procurar a agência.

“Na Amazônia há aventuras para os corajosos ou não, e também para os mais radicais. Sempre digo para os grupos que acompanho: vá em frente, se der medo, vá com medo mesmo”, brinca Paulo, acostumado a guiar grupos em diversas aventuras radicais na região Norte.

O grupo de amigos e personal trainer, Adriel Moreira, David Navarro e Leonardo Novais, faz parte dessa nova geração de Manauaras, ensandecida por esportes radicais e que tem como “quintal” de casa, a maior floresta tropical do planeta. Sempre que sobra um tempo, eles saem em busca de novas aventuras, mas, se não for radical, nem vale a pena.

Foto: Divulgação/ Adriel Moreira

“Vivemos em busca de novas experiências. A ideia é explorar essa floresta maravilhosa que temos a nosso dispor. Dessa vez, fizemos esse roteiro incrível, em Presidente Figueiredo (126 quilômetros ou há duas horas e meia de carro, saindo de Manaus) e caminhar na trilha sentindo a vibração da natureza é uma sensação muito boa de tranquilidade, a melhor parte foi descer de rapel de uma altura de 40 metros da Ponta da Agulha até a cachoeira Salto do Ipy, de uma altura de 16 metros e no final se banhar na cachoeira. Super recomendo, você volta renovado e cheio de energia. Se o passeio não tiver aventura, nem vamos (risos)”, destaca Adriel, adiantando que a próxima aventura do grupo é conhecer a Serra de Tepequém e suas belezas naturais, em Roraima.

Foto: Divulgação Rapel Radical King

Patrícia Mazzullo, outra aventureira de carteirinha, afirma. “Encanto-me por tudo aquilo que me permita voar”.

Foto: Divulgação Rapel Radical King

Já Gabriela Ribeiro, sentada no alto de uma árvore centenária da região, garante. “Você é o único responsável pelas suas experiências de vida.”.

Céu de brigadeiro

No verão, Manaus é ainda mais perfeita para os que sonham em se arriscar pelo céu da cidade com saltos de paraquedas. A empresa Vertical Fly é um clube de paraquedistas com uma expertise de mais de 16 anos de tradição na região e oferece aos aventureiros, saltos duplos ou até mesmo, curso de paraquedismo. Lá do alto é possível apreciar as belezas da cidade de um ângulo mais radical.

Segundo Hélio Yoshida, presidente do clube, as condições climáticas no Amazonas são favoráveis para o salto, o ano inteiro. Mas, no verão o céu é límpido e quase não tem vento, o grande inimigo para os praticantes desse esporte. O público também é bastante diversificado e o salto duplo é a primeira porta para o paraquedismo.

“Muita gente que vem em busca do salto duplo, depois nos procura querendo fazer o curso de paraquedismo. Não tem idade limite para fazer salto duplo com instrutor, mas é preciso ter acima de 14 anos e um peso máximo de 100 quilos para quem busca essa aventura. Já atendemos pessoas com mais de 80 anos saltando e foi muito divertido”, destaca o presidente do clube.

Dona Ilda Costa (foto abaixo), está aí para confirmar o que disse Yoshida. Ela comemorou seu aniversário de 71 anos, em junho deste ano, com um super salto de paraquedas com o instrutor Renan Paz. Foi uma aventura total! Parabéns para ela pelo aniversário, e pela coragem também.

Foto: Divulgação – Vertical Fly

Yoshida explica ainda que geralmente, o salto duplo é realizado de uma altura de quatro mil e duzentos metros, com uma velocidade de 210 quilômetros por hora em uma queda livre que dura 45 segundos, em seguida, o paraquedas se abre e, instrutor e passageiro navegam no ar por uns cinco minutos até o pouso.

“Parece uma eternidade para quem acompanha do solo, mas passa tão rápido que a maioria das pessoas, quer repetir o salto, em seguida (risos)”, conclui.

A Amazônia é imensa e existem inúmeras alternativas de esportes radicais na região. Quem estiver visitando Manaus neste período, também pode se aventurar em alguma dessas opções que selecionamos para vocês. O importante é encarar o desafio e aproveitar a exuberância da floresta Amazônica em diversos cenários.

Serviço:

@rapelradicalking – (92) 98437-4420 – João Paulo (mais conhecido como JP).

Turismo de aventura, Excursões, campings e rapel, Manaus – Presidente Figueiredo – Roraima – Venezuela

@verticalflyschool – (92) 98126-1312 – Hélio Yoshida

O espaço funciona dentro do Aeroclube de Manaus, das 7h às 17h

O salto duplo custa R$ 700.00, incluindo vídeo e fotos do salto. É possível parcelar esse valor também.

@ecoforestadventureoficial – Ecoforest Adventure – (92) 99511-5422

Esportes de Aventura e Ecoturismo

39km de Manaus (BR-174)

Por Luciana Bezerra – De Manaus, Especial para Plurale

Fotos de Divulgação – Rapel Radical King e Vertical Fly

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *