Por que teias de aranha estão dominando a paisagem na Austrália
Enormes teias de aranha estendendo-se por árvores e terrenos se formaram perto de cidades na Austrália recentemente atingidas por enchentes.
Em uma área, uma teia de aranha cobria mais de um quilômetro ao longo de uma estrada.
Especialistas dizem que os véus de teia são criados em uma tática de sobrevivência conhecida como “balonismo”, em que as aranhas formam a seda para atingir lugares mais altos.
Ken Walker, curador sênior de insetos da Museums Victoria, disse que provavelmente milhões de aranhas teceram seus fios nas árvores ao redor.
“As aranhas que vivem no chão precisam sair do solo muito rapidamente. A seda se agarra e se fixa na vegetação e elas conseguem escapar”, disse ele ao jornal The Age.
Uma vereadora local, Carolyn Crossley, disse que tinha descido a um barranco de um lago na noite de segunda-feira para verificar se havia danos causados pela enchente e ficou encantada com o fenômeno natural. Crossley disse que já tinha visto o efeito antes, mas não em uma escala tão grande.
“Não foi assustador — foi lindo. Tudo estava envolto nesta bela teia de aranha, em todas as árvores e cercas”, disse ela à BBC.
“O fato de que ela não se separou — era como se essas aranhas tivessem se coordenado para fazer essa incrível instalação de arte paisagística ou algo assim”, disse ela.
Outra residente local, Amanda Traeger, disse à BBC que sua família havia inicialmente confundido as teias com redes ao longo da estrada.
Chuvas e ventos fortes atingiram grande parte de Victoria, causando enchentes e danos generalizados na semana passada. Duas pessoas foram encontradas mortas em seus carros devido às enchentes.
Por G1