Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

6 países onde o turismo é sustentável para curtir as férias

6 países onde o turismo é sustentável para curtir as férias
0Shares

Pensamos e falamos sobre a sustentabilidade em vários âmbitos da nossa vida. Mas você já pensou em escolher um destino sustentável para curtir as férias com a família, com os amigos ou com seu amor? Quando for escolher o destino e a acomodação das suas férias, procure por lugares que adotem iniciativas para ajudar a proteger o meio ambiente e que contribuam positivamente com as comunidades locais.

Separamos 6 países que realmente levam a sério a questão da sustentabilidade para te ajudar a tomar uma decisão consciente.

Portugal

No início da pandemia de COVID-19, quando todos os países ficaram em lockdown e o turismo estava suspenso, o país lançou uma campanha sobre a importância necessária da pausa e sobre a necessidade de um turismo mais responsável. Em outubro de 2020, o governo anunciou o Plano Turismo + Sustentável 20-23, com o propósito de “posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo através de um desenvolvimento econômico, social e ambiental em todo o território”. O plano passou por consulta pública e conta com mais de 70 projetos e ações e contempla quatro eixos estratégicos: estruturar uma oferta mais sustentável; qualificar os agentes do setor; promover Portugal como um destino sustentável; e monitorar as métricas de sustentabilidade do setor.

Em 2020, Portugal tornou-se membro do Conselho Global de Turismo Sustentável – GSTC e teve 11 lugares na lista dos “100 destinos mais sustentáveis do mundo”, eleita pelo Green Destinations em 2020.

Colômbia

O país é um dos principais da América Latina a pensar e discutir a sustentabilidade do turismo. Em dezembro de 2020, como parte da reativação do turismo, o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo lançou a primeira Política de Turismo Sustentável: Unidos pela Natureza, que reconhece a importância do turismo como parte da conservação da biodiversidade, paisagens, ecossistemas e recursos naturais da Colômbia. A política indica que o desenvolvimento do turismo sustentável deve ser prioridade no país, ele deve ser reativado de forma responsável e crescer da melhor maneira para o meio ambiente e para as pessoas.

Suíça

A Suíça lançou uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do turismo, a Swisstainable – Estratégia para o desenvolvimento sustentável da Suíça como destino de viagem. O país acredita que esse é o primeiro passo para garantir o sucesso da Suíça como um destino de férias, viagens e convenções, além de ser um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O Conselho Federal Suíço se comprometeu com uma Suíça neutra em impactos para o clima até 2050 e atribuiu importância especial à sustentabilidade como parte da nova estratégia de turismo. A Suíça também se tornou membro do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Japão

Em 2020, a Agência de Turismo do Japão passou a adotar os critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) para orientar sua política de turismo sustentável e agora também é membro do conselho. O Japão busca se tornar uma nação de turismo sustentável desenvolvida maximizando os benefícios para as comunidades locais, turistas, recursos culturais e o meio ambiente. Para ser sede das Olimpíadas de 2021, o país produziu um plano de ação de sustentabilidade fundamentado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Noruega

Em 2021 o país anunciou que iria reiniciar o turismo com uma visão ousada e mais verde.
A agência de turismo Visit Norway e a indústria de viagens norueguesa aproveitaram a pausa forçada devido à pandemia do coronavírus para trabalhar na reconstrução do setor de forma mais sustentável, focando em ser parte da solução para a crise climática. O resultado é a nova Estratégia Nacional de Turismo 2030, que entre diversas ações, propõe o compromisso com a redução de 50% de suas emissões climáticas até 2030 (com base nos níveis de 2019), e a redução das emissões anuais de transporte em 10%.

O Sustainable Destination é um esquema nacional de certificação para destinos turísticos. A certificação não atesta que um destino é 100% sustentável, mas mostra que eles estão comprometidos com o processo de desenvolvimento sustentável de longo prazo. Além dele, «CO2rism» é uma ferramenta digital lançada pela Visit Norway em 2020 para calcular as emissões de CO2 causadas pelo transporte de turistas para e dentro da Noruega. Empresas e destinos interessados ​​em entender as emissões dos visitantes podem usar a calculadora.

Costa Rica

O país é pioneiro no ecoturismo e no turismo sustentável. Ao longo dos anos, diversas iniciativas de turismo ajudaram a preservar e recuperar áreas degradadas, além de integrar a comunidade à economia. As credenciais do país foram, inclusive, reafirmadas recentemente, quando conquistou o prêmio de Melhor Destino de Turismo Responsável na WTM Latin America. No final de 2020, o Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) lançou o Pura Vida Pledge, uma iniciativa que convida os viajantes a viajarem de forma mais consciente pelo país. Mais recentemente, a Costa Rica também uniu forças com Paraguai, Equador e Alemanha em um projeto que visa consolidar e promover esses países como destinos de áreas silvestres protegidas enquanto o turismo é retomado.

Diversos países estão tomando medidas para tornar o turismo mais sustentável. Agora, você pode escolher seu destino dos sonhos sem peso na consciência!

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *