Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Quais são e onde estão os principais biomas brasileiros?

Quais são e onde estão os principais biomas brasileiros?
0Shares

Os biomas brasileiros têm destaque internacional por sua grande extensão e biodiversidade. Importantes fontes de recursos naturais, funcionam como reguladores do clima em todo o País. A sua preservação é fundamental para garantir a ocorrência dos ciclos hidrológicos que permitem a realização das atividades agrícolas.

O que são biomas e quais são os principais?

bioma engloba a vida vegetal e animal que existe em uma região com condições geológicas e climáticas semelhantes, que permitiram a formação de uma paisagem e a diversidade de flora e fauna própria. Os principais biomas brasileiros são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Qual é o maior bioma brasileiro?

Amazônia abriga um terço da madeira tropical do mundo. (Fonte: Curioso Photography/Shutterstock)
Amazônia abriga um terço da madeira tropical do mundo. (Fonte: Curioso Photography/Shutterstock)

A Amazônia tem mais de quatro milhões de quilômetros quadrados, o que representa quase metade de todo o território do Brasil, e é o maior bioma do País e da América do Sul. Seu nome faz referência à bacia hidrográfica do rio Amazonas, a maior do mundo, que cobre quase seis milhões de metros quadrados, tem 1,1 mil afluentes e despeja 175 milhões de litros de água por segundo no Oceano Atlântico.

Qual é o segundo maior bioma brasileiro?

Com uma área de dois milhões de metros quadrados, o Cerrado ocupa cerca de 22% do território brasileiro, sendo o segundo maior bioma do País e da América do Sul. Apesar de abrigar as nascentes das três principais bacias hidrográficas brasileiras, apenas 8,21% de sua área é protegida legalmente por unidades de conservação.

Biomas por regiões do País

Além dos seis biomas brasileiros, País conta com um sistema costeiro-marinho de grande biodiversidade e relevância econômica. (Fonte: IBGE/Reprodução)
Além dos seis biomas brasileiros, País conta com um sistema costeiro-marinho de grande biodiversidade e relevância econômica. (Fonte: IBGE/Reprodução)

Os biomas brasileiros estão concentrados em áreas contínuas que não correspondem exatamente às divisões regionais e aos limites entre os Estados.

Amazônia

A Região Norte é quase totalmente ocupada pela Amazônia, e o bioma ainda avança por áreas do Centro-Oeste e Nordeste. Em sua área, o bioma abriga 30 mil espécies de vegetais, sendo 2,5 mil espécies de árvores, e mais de cinco mil espécies de animais, especialmente aves e peixes.

Caatinga

Caatinga ocorre desde o norte de Minas Gerais até o Ceará, passando por todos os Estados do Nordeste, com exceção do Maranhão. Cerca de 27 milhões de pessoas dependem dos recursos do bioma localizado no semiárido brasileiro para sobreviver.

Cerrado

Cerrado está localizado na parte central do País, em uma faixa do Maranhão até o Mato Grosso do Sul, e de Minas Gerais e Bahia até o Mato Grosso, com alguns trechos de São Paulo. A região abriga um grande número de espécies endêmicas e tem mais de cem espécies de animais ameaçadas de extinção.

Mata Atlântica

A maior parte da faixa litorânea brasileira do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte é ocupada pela Mata Atlântica. O bioma também ocupa todo o Paraná e Santa Catarina, grande parte de São Paulo e o leste mineiro. Devido à ocupação humana, atualmente apenas 29% de sua área original está preservada.

Pampa

Pampa abrange 63% do território do Rio Grande do Sul. O bioma abriga a maior parte do aquífero Guarani. A ocupação econômica caracterizada pela pecuária extensiva tem gerado excelentes resultados para a sua preservação.

Pantanal

Pantanal está localizado na faixa oeste do Mato Grosso do Sul e na parte sul do Mato Grosso. Com apenas 150 mil quilômetros quadrados, é o bioma brasileiro que ocupa o menor espaço territorial, sendo formado por uma planície influenciada pelos rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *