É justo dizer que o Icon está dominando o espaço de construção impresso em 3D agora, tanto aqui na Terra quanto potencialmente em Marte.
Depois de concluir quatro casas em Austin, Texas, a empresa fez uma parceria com a construtora Lennar para criar um novo empreendimento extremamente ambicioso que consiste em 100 residências familiares impressas em 3D e co-projetadas pelo Bjarke Ingels Group (BIG).
O projeto, descrito pela Lennar como o ” maior bairro de casas impressas em 3D do mundo “, está planejado para um local não revelado em Austin.
De momento não se sabe o número de quartos ou casas de banho que terão, nem o seu tamanho, mas Icon confirmou que serão moradias unifamiliares, todas distribuídas num só piso.
As residências também terão painéis solares instalados na cobertura para reduzir o consumo da rede elétrica.
Projetadas como uma coleção diversificada de espaços de vida contemporâneos, as casas abraçam uma variedade de conceitos espaciais distintos.
A abordagem do design moderniza a estética de uma casa suburbana, enquanto a tecnologia de impressão 3D texturiza e fornece pontos de toque distintos para cada espaço.
A liberdade de forma que esta tecnologia de construção facilita, incluindo as curvas sinuosas das paredes, é combinada com materiais de construção tradicionais para criar casas únicas estética e fisicamente.
Ícone.
Processo de construção.
O processo de construção consistirá na extrusão da impressora 3D Vulcan da Icon uma mistura semelhante a cimento em camadas para construir a estrutura básica de cada casa.
Terminada a armação, os pedreiros farão o acabamento acrescentando telhado, portas, janelas, etc., bem como o mobiliário interior.
A construção do projeto está programada para começar em 2022.
Esperamos ouvir mais detalhes, como a data de conclusão e o custo, conforme você avança.
Para nos colocar em perspectiva, as residências familiares anteriores impressas em 3D da Icon custavam US $ 450.000.