Projeto cria moradias ecológicas para famílias de baixa renda em Uganda
O escritório de arquitetura Marc Thorpe Design desenvolveu um projeto sustentável e ecologicamente responsável para um conjunto de residências em Uganda, país localizado no Leste da África. O projeto da casa Kampala visa fornecer moradia para famílias de baixa e média renda, aliviando a pressão no mercado imobiliário e no povo de Uganda.
De acordo com o Departamento de Estatísticas de Uganda, o país enfrenta um déficit de 2,1 milhões de unidades habitacionais. Infelizmente, esse número vem aumentando a uma taxa de 200.000 unidades por ano. A previsão é que, até 2030, o déficit em Uganda deva chegar a três milhões de unidades habitacionais.
Segundo o escritório, “a oferta de habitação é extremamente baixa e geralmente de má qualidade”. Para melhorar esse cenário, os arquitetos se aliaram ao Stage Six, empresa que usa o modelo de franquia para escalar projetos sociais de forma rápida, ampla e sustentável, e também à Échale International, empresa social que oferece soluções habitacionais para o desenvolvimento integral de comunidades.
Casa Kampala – projeto ecológico
A casa foi construída usando o EcoBlock, um tijolo de terra crua comprimida desenvolvido pela Echale International. O EcoBlock é produzido com 90% de solo local e 10% de uma mistura de cimento, cal, areia e água. É um isolante térmico e acústico, ecologicamente sustentável, mais resistente que o bloco de cimento e com 30% menos emissões de CO2.
A casa é a primeira de uma série de residências de vários tamanhos a serem construídas por meio de parcerias feitas no continente africano. A casa de Kampala é composta por três quartos, dois banheiros, sala de estar, jantar e cozinha. Conectado à cozinha está um fogão a lenha externo para cozinhar ao ar livre, item comumente encontrado em Uganda. Um grande terraço envolve a frente e a lateral da casa, criando espaços sombreados para atividades ao ar livre.
Sobre a casa há um grande telhado ondulado de aço e madeira projetado para suportar painéis solares, coletar água da chuva e armazenar em uma torre de água adjacente. O conceito de uma torre de água para cada casa é fornecer uma rede comunitária de abastecimento de água capaz de acessar e compartilhar em caso de seca.
VEJA TAMBÉM:
Vídeo viral mostra o incrível salto de uma baleia gigante ao lado de um pescador
Zona da Mata tem 60 mil mudas plantadas em ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica
Sistema de baixo custo usa água de esgoto tratada para irrigar horta
“Nós acreditamos numa arquitetura de responsabilidade”
“O objetivo da casa é criar uma residência ambientalmente responsável que responda ao contexto e ambiente circundante, proporcionando uma oportunidade socioeconômica para a propriedade da casa e para a administração da comunidade”, diz o arquiteto fundador do escritório que leva o seu nome, Marc Thorpe.
Por Ciclovivo