Eles criam uma turbina super pequena que gera energia limpa mesmo no menor fluxo
Para gerar energia hidrelétrica, os métodos não variam muito. Todos partem do reaproveitamento da água e da sustentabilidade existente. Mas a questão se complica quando são necessários espaços maiores para colocar a infraestrutura necessária.
Agora, existe a possibilidade de um aparelho desempenhar a função de gerar energia e não precisar de muito espaço para seu funcionamento. A nova invenção da energia hidrelétrica permite converter o fluxo de uma casa convencional em eletricidade.
A inspiração vem do seguinte pensamento: “ Toda água que corre tem energia e sempre achei que seria uma pena se não estivéssemos usando totalmente esse recurso, que foi o que me inspirou a criar esse conceito de usar a energia não utilizada de natureza”. Exclama Masaya Sumino, um engenheiro japonês que é creditado com esta nova invenção.
O pequeno gerador funciona em correntes rasas e lentas. O que permite a adaptação em áreas remotas. Como não é pesado, pode ser carregado por uma pessoa, o que é impossível com os outros geradores.
A invenção japonesa mede apenas 1 metro e 28 centímetros e, graças ao seu design, pode ser a resposta à falta de energia que afeta certas áreas. Também pode significar a solução para a necessidade doméstica de eletricidade.
Este gerador tem uma turbina que alimenta todos os postes de iluminação usando a água das valas da estrada para mover a turbina. É o primeiro do gênero e serviu de inspiração para outros tipos de tecnologias, que seguem os mesmos princípios.
Este gerador japonês é de construção simples e consiste em uma carcaça de ferro onde a lâmina da turbina é inserida e o referido gerador é fixado em uma extremidade da carcaça. É econômico e facilita muito a vida quando a falta de energia dificulta.
“Existem algumas áreas remotas do mundo onde indivíduos ou áreas inteiras não têm acesso à eletricidade, se pudermos fornecer a eles os meios para gerar sua própria energia, será capaz de mudar suas vidas, essa é minha esperança, um ultra pequeno gerador que poderia fornecer eletricidade verde para qualquer lugar do mundo onde haja um leve fluxo de água” , menciona Masaya Sumino.