Para evitar a exploração, IKEA compra 4.000 hectares de floresta na Geórgia
Em 2019, a multinacional sueca de móveis IKEA anunciou um investimento de 200 milhões de euros para que a empresa oferecesse o menor impacto ambiental possível. De lá até aqui foram inúmeras iniciativas, mas para completar este novo ciclo a empresa acaba de comprar 4.000 hectares de floresta na Geórgia para salvá-la da exploração. Uma das líderes mundiais em vendas de móveis, as promessas da IKEA ainda vão longe uma vez que ela pretende ser uma empresa emissão zero nos próximos anos.
A área estava prestes a ser destruída para abrir caminho para a urbanização, quando foi comprada pela IKEA como parte de uma estratégia para reduzir ainda mais as emissões de carbono de suas cadeias de produção. O grupo sueco garante que a floresta recém-adquirida permanecerá intacta. Lar de uma espécie rara de tartaruga, a gopher, o objetivo da empresa é proteger a flora e a fauna presentes neste trecho de floresta.
Apesar de pouco visitado pelos turistas, a Geórgia oferece paisagens exuberantes e é cercada pelas belas montanhas do Cáucaso. Assim como muitos países, ela vinha sofrendo com a exploração ilegal, motivo que fez a empresa sueca comprar uma floresta em vias de ser derrubada e assinar um acordo se comprometendo a proteger a terra da fragmentação, restaurar a floresta de pinheiros e salvaguardar o habitat da tartaruga gopher. Isso sem contar que os cidadãos ainda poderão continuar a ter acesso gratuito à floresta.
Com a compra, A IKEA passou a ser dona e administradora oficial de cerca de 248.000 hectares de floresta nos Estados Unidos e na Europa (Estônia, Letônia, Lituânia e Romênia). Entre setembro de 2019 e agosto de 2020, o grupo plantou sete milhões de árvores em todo o mundo.“Estamos comprometidos com o manejo de nossas florestas de forma sustentável. Em todas as nossas propriedades, prestamos atenção especial em garantir a proteção ambiental, por isso estamos felizes em ver que nossos esforços em trabalhar com um manejo florestal responsável são visíveis e nos tornam confiáveis”, comemora o diretor de investimentos da marca Krister Mattsson.
Foto 1: divulgação
Fotos 2 e 3: Unsplash
Fonte: Balaio do Bem
2 thoughts on “Para evitar a exploração, IKEA compra 4.000 hectares de floresta na Geórgia”