Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO PODERIAM MUDAR O CENÁRIO DE SÃO PAULO

PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO PODERIAM MUDAR O CENÁRIO DE SÃO PAULO
0Shares

Já pensou como seria a cidade de São Paulo com projetos de revitalização? Os grandes centros urbanos apresentam diversos problemas acarretados pelo grande fluxo de veículos e pessoas, pelo crescimento desenfreado das construções, o acumulo de lixo, a poluição, entre outros. Em grande parte são acarretados pela falta de planejamento urbano. A cidade de São Paulo representa bem esse cenário caótico.

projetos de revitalização
Fonte: BBC

Mas com os problemas surge também as preocupações em resolver ou melhorar esse cenário. Foi encontrado um acervo de documentos de São Paulo com diversos projetos de revitalização arquivados para diferentes espaços públicos da cidade. A falta de continuidade desses projetos se dá muitas vezes pela troca de gestão ou desvio de recursos. Se tivessem sido implementados muitos deles estariam prontos hoje e outros em potencial crescimento.

Segue abaixo um compilado de alguns projetos de revitalização que nunca saíram do papel.


UM PARQUE NO LUGAR DO MINHOCÃO

projetos de revitalização
Fonte: BBC

Um concurso foi promovido pela gestão de José Serra em 2006 visando encontrar ideias para o viaduto do minhocão. O escritório vencedor foi o Frentes que propôs o modelo de requalificação desse espaço. A proposta era que no lugar das vias de concreto, pudesse ser um ambiente arborizado, com galerias de arte e lojas nas laterais. Para isso, não seria necessário atrapalhar o fluxo de automóveis do local, que seria mantida com um túnel elevado, assim o parque seria construído por cima e com as laterais fechadas por conta do barulho.

A prefeitura considerou muitos planos para o local ao longo dos anos, um deles era de que o parque tivesse espaços para crianças, pista de skate, ciclovia, espaços livres para exposições, postos policiais. A ideia era que a entrada fosse feita através de edifícios de acesso, mas nunca saiu do papel. Já durante a gestão de Fernando Haddad, foi aprovado um Plano Diretor em 2014, que tornou obrigatório que o elevado seja demolido ou transformado em parque suspenso.


HIDROVIAS URBANAS

Um projeto organizado pelo Grupo Metrópole Fluvial, coordenado pelo arquiteto e urbanista Alexandre Delijaicov, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, propôs a construção de um hidroanel pra aproveitar o potencial dos rios de São Paulo. A ideia é que os rios sejam espaços potenciais para o transporte de cargas e passageiros, também para o turismo e lazer.

Pode ser considerado um projeto ambicioso e surreal levando em conta as condições das águas dos rios da cidade. Mas foi realizado um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Existia até um cronograma de implantação, que duraria 38 anos, com início em 2012 até 2040.

Seria uma rede de hidrovias de 170km, composto pelos rios Tietê e Pinheiros e pelas represas Billings e Taiaçupeba. Alguns dos benefícios seria a alívio no trânsito caótico da cidade de São Paulo, além da requalificação das margens dos rios.


JÁ IMAGINOU O RIO TIETÊ LIMPO E CERCADO DE VERDE?


AV. PAULISTA SOMENTE PARA PEDESTRES

projetos de revitalização
Fonte: BBC

A Av. Paulista é considerada um cartão postal da cidade. Todos os dias milhares de turistas e paulistas transitam por ela, muitas vezes as calçadas não dão conta do grande fluxo de pedestres, o que torna algumas esquinas intransitáveis.

Aos domingos ela é fechada para veículos e um grande números de pedestres frequentam os espaços da avenida para lazer e prática de esportes, enfatizando seu grande potencial para receber pessoas. Em 1970 a prefeitura iniciou uma obra que visava transformar a Av. Paulista em um grande calçadão e seria construído um túnel para passagem de automóveis.

O prefeito Faria Lima, em 1967 lançou um concurso para projetos de reurbanização da avenida. O projeto vencedor propunha jardins sobre os túneis. Mas até hoje ainda não existe o túnel e nem todo o projeto de revitalização.


PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO ENTORNO DO MERCADÃO

O Mercadão de São Paulo além de um ponto comercial, se tornou um grande ponto turístico da cidade. Entretanto, seu entorno possui muitos  problemas como espaços vazios acumulando lixo, alagamento em dias de chuva, um parque vazio, muito barulho de trânsito, um terminal de ônibus muito grande ocupando grande parte da paisagem. Existem diversos projetos para requalificação do entorno, mas estão todos somente no papel.

Umas das propostas, sugerida em 2011 a pedido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, previa uma grande transformação da área. Seria construído um túnel, permitindo a demolição de quatro viadutos, assim aumentando o espaço para pedestres. Também propunha a criação de uma estação integrada de metrô e ônibus. Além da construção de uma lagoa para resolver o problema do acumulo de águas da chuva e toda revitalização dos prédios históricos do entorno.


Assim como esses projetos apresentados acima, muitos outros só ficam no papel, mas pensados a longo prazo seriam essenciais para a revitalização urbana da cidade, trazendo grandes contribuições para o espaço urbano e para população.

Fonte: BBC

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *