Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Política Lixo Zero: entenda sobre o conceito e como aplicá-lo à rotina

Política Lixo Zero: entenda sobre o conceito e como aplicá-lo à rotina
0Shares

Os modelos de consumo dos dias atuais promovem efeitos negativos para o meio ambiente, como o aquecimento global gerado pelo efeito estufa. Por outro lado, para reverter esse quadro, progressivamente cresce e se fortalece a consciência ambiental na sociedade.

Com esse intuito, vêm sendo criadas diversas iniciativas responsáveis que visam tornar nossos hábitos e nossa cultura de consumo mais sustentáveis. Uma delas é o movimento que propõe a “política Lixo Zero”. Confira a seguir.

Política Lixo Zero

Mão mulher inserindo lixo

Este conceito tem como objetivo promover o máximo de reaproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Para isso, é necessário evitar que o lixo seja misturado e enviado para aterros ou incineradores. O Lixo Zero estimula o armazenamento seletivo do lixo, com separação por tipo e material, para que possa haver reutilização e reciclagem.

Nessa política, o lixo orgânico tem como principal finalidade a compostagem, de modo que possa ser transformado em adubo e devolvido à terra. Já os resíduos recicláveis podem ser reutilizados: após higienização, sendo empregados para a mesma função que antes; para uma nova utilidade; ou podem ser reciclados e transformados em um novo objeto.

O Brasil ainda não possui uma iniciativa governamental que auxilie e fomente a política Lixo Zero. Entretanto já é possível notar uma mudança no comportamento da população em relação a atitudes que contribuem para a redução dos efeitos nocivos do descarte incorreto do lixo.

Adotando práticas corretas de separação do lixo em nossa rotina, aos poucos podemos construir um futuro mais sustentável em nosso país.

Saiba como adotar o conceito na rotina

No dia a dia, é possível adotar o conceito de Lixo Zero da forma que melhor se adapte à sua rotina e à sua casa. Comece com detalhes simples. Por exemplo, você pode diminuir a geração de resíduos ao adotar ecobags para suas compras no mercado e ao levar copos e talheres reutilizáveis quando for sair.

Mulher com ecobag

Lembre-se de dar preferência a produtos que vêm sem embalagem ou possuem embalagens de vidro, que costumam ser reutilizadas para outras funções.

Também incorpore ao dia a dia o hábito de comprar itens em lojas e feirinhas que vendem a granel, pois nestes espaços é mais fácil evitar a utilização de embalagens de plástico, além de ser possível levar saquinhos de papel para colocar os produtos adquiridos.

Outra dica é encontrar lojas e marcas responsáveis, que se comprometem com a adesão a soluções sustentáveis. Empresas que praticam e incentivam hábitos ecológicos possuem preocupação ambiental verdadeira e empregam soluções conscientes que auxiliam em mudanças significativas.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *