A arquitetura simbiótica surreal do futuro de Manas Bhatia
Utilizando o potencial da ferramenta de inteligência artificial (IA) da Midjourney o arquiteto e designer computacional Manas Bhatia imagina um futuro arquitetônico surreal com seu novo projeto, Arquitetura Simbiótica. Inspirado na árvore sequoia Hyperion, neste conceito o designer indiano imagina um futuro ocupado por torres de apartamentos arquitetônicas simbióticas que respiram e crescem, aparecendo como gigantescas sequoias ocas.
O arquiteto questiona: “Pode o envelope em que vivemos respirar como as criaturas, em vez de morarmos em caixas de concreto e vidro com ar condicionado que chamamos de apartamentos?” Explorando a relação entre seres vivos, natureza e arquitetura, Manas Bhatia apresenta suas imaginações de pesquisa conceitual como uma série de imagens geradas por IA e desenhos que retratam os apartamentos ‘vivos’ surreais que são totalmente integrados e em harmonia com a natureza.
Árvores se transformam em apartamentos habitáveis
Com a Arquitetura Simbiótica, Manas Bhatia expande sua prática para além do domínio do projeto arquitetônico físico. Agora explorando a inteligência artificial e conceitos e projetos arquitetônicos surreais, ele questiona como os padrões ocorrem na natureza, como as redes são formadas nas habitações das microcriaturas e como as plantas se comportam de acordo com os estímulos naturais e tais teorias.
O arquiteto e designer indiano também considera a profunda relação do homem com a natureza, tocando em nossas experiências com ela para conceber uma visão de um ‘futuro utópico’. Neste futuro alternativo imaginado, os edifícios não são máquinas feitas de concreto ou aço. Em vez disso, eles estão vivos e podem crescer para acomodar as necessidades cada vez maiores de habitação.
Auxiliando sua imaginação de pesquisa conceitual, Manas Bhatia utiliza o programa de IA Midjourney para gerar essa arquitetura que é simbiótica por natureza. O arquiteto alimentou o programa com uma série de prompts baseados em texto, incluindo uma combinação de palavras como ‘gigante’, ‘oca’, ‘árvore’, ‘escadas’, ‘fachada’ e ‘plantas’, para gerar uma série de imagens em resposta.