A impressionante torre rotativa de Vincent Callebaut com 23.000 árvores, arbustos e plantas em sua fachada
Quatro anos em construção, e mais de uma década depois de ter sido encomendada, a Torre Tao Zhu Yin Yuan de Vincent Callebaut (também conhecida como Agora Garden Tower) em Taipei, Taiwan, está finalmente em fase de conclusão, e parece que a espera valeu a pena .
O projeto residencial de arranha-céus tem formato inspirado no DNA, incorpora milhares de plantas em sua fachada e uma infinidade de recursos que potencializam sua sustentabilidade, como energia solar, captação de água da chuva , etc.
Com 93,2 m de altura, o Tao Zhu Yin Yuan tem 21 andares (mais quatro subsolos) e se caracteriza por um design inusitado inspirado na dupla hélice do DNA. Vinte dos andares torcem 4,5 graus por andar à medida que o edifício sobe, para um total de 90 graus de baixo para cima.
Embora a aparência não seja tão verde quanto as primeiras renderizações sugeriam, é compreensível, pois as 23.000 árvores, arbustos e plantas que foram plantadas no jardim do térreo, varandas e terraços ainda não cresceram.
A SWA está fazendo o paisagismo, e Vincent Callebaut Architectures (VCA) diz que todas essas plantas removerão muito CO2 da atmosfera local a cada ano.
A absorção anual de carbono atinge cerca de 130 toneladas com uma cobertura verde de 246%, o que é quase cinco vezes maior do que os regulamentos locais, tornando-o um parque florestal urbano colorido em todas as estações. Para aumentar o volume de absorção de carbono, botânicos especializados plantam várias espécies de árvores com melhor volume de absorção de carbono para ajudar a proteger a qualidade do ar.
VCA.
O projeto está planejado para ser classificado como LEED Gold. Entre os elementos sustentáveis mais destacados estão o uso de energia solar e eólica para reduzir o consumo da rede elétrica (embora ainda não tenhamos números específicos de consumo de energia), a reciclagem de águas pluviais, ventilação natural e sistemas de controle de energia. Elevadores regenerativos, aquecimento eficiente e torneiras de baixo consumo também foram instalados.
Além disso, terremotos e ventos fortes são uma preocupação real naquela parte do mundo, então a VCA empregou o que chama de proteção sísmica “nível de usina nuclear” na forma de um projeto estrutural que, segundo a empresa, excede os regulamentos sísmicos.
O design estrutural foi inspirado na estrutura corporal do esquiador. O núcleo central da torre é o corpo humano. A estrutura de treliça de 5m acima de 21F são os dois braços. As mega colunas nos dois lados são os bastões de esqui. Um sistema estrutural suspenso e um sistema de treliças Vierendeel (um conjunto de vigas para cada dois andares) transferem todo o peso através dos braços (vigas) para o corpo (núcleo central) e depois para a fundação. O resultado é um projeto estrutural único que combina a ciência da mecânica e a arte da estética.
VCA.
O exterior do Tao Zhu Yin Yuan parece quase completo, e o trabalho está em andamento para terminar seu interior, que está oficialmente programado para ser concluído no final de 2021.
Mais informações: vincent.callebaut.org