Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Desde o inicio de 2023 os holandeses ganham 15 centavos de euro por latinha de alumínio reciclada

Desde o inicio de 2023 os holandeses ganham 15 centavos de euro por latinha de alumínio reciclada
3Shares

Em marco histórico em prol do meio ambiente e na luta contra o lixo, a Holanda acaba de anunciar que a partir de 2023, os cidadãos que devolverem as latinhas de alumínio usadas em pontos de coleta ganharão 15 centavos. O governo explicou dizendo que decidiu introduzir a medida porque a quantidade de lixo não diminuiu, mas aumentou nos últimos anos.

reciclagem latas aluminio 1

A Holanda é um país pequeno, mas mesmo assim cerca de 150 milhões de latas – o equivalente a 25 piscinas olímpicas – acabavam no meio ambiente todos os anos. A medida começa a entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2023 e pode inspirar mais países a fazer o mesmo, já que o modelo se mostrou eficiente.

reciclagem latas aluminio 2

Com a decisão, as empresas agora têm 2 anos para se adequaram à nova realidade do país. O valor de 15 centavos de euro por lata é o mesmo que para garrafas de plástico, que começa a ser introduzido em julho de 2021. Com esta decisão, o Secretário de Estado Holandês para Infraestrutura e Gestão de Água – Van Veldhoven quer evitar o lixo e garantir que mais latas possam ser recicladas.

reciclagem latas aluminio 3

A medida é resultado de uma parceria entre a Recycling Network Benelux e mais de 20 instituições, que juntas fundaram a Deposit Money Alliance no final de 2017. A ação já conta com 1.115 municípios, organizações e empresas holandesas e belgas, que estão espalhando pontos de coleta com o objetivo de incentivar os cidadãos a reciclar o alumínio. Por mais iniciativas como esta! 

Foto 1: StatieGeldAlliantie.org
Fotos 2 e 3 : reprodução

Fonte: Balaio do bem

3Shares

Trajano Xavier

One thought on “Desde o inicio de 2023 os holandeses ganham 15 centavos de euro por latinha de alumínio reciclada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *