Adeus ao canudo de plástico: estudantes brasileiros criam canudo comestível com sabor de fruta
Três alunos da faculdade de Química da ETEC Amim Jundi, em Osvaldo Cruz, no interior paulista, desenvolveram um canudo que além de biodegradável, é também comestível, com sabor de fruta.
A invenção faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes e é fruto de seis meses de pesquisas e observações.
Alex Vidotto, Aline Molena e Ariane Guerra produziram um polissacarídeo (substância semelhante ao açúcar) a partir de bagaços e cascas de frutas como abacaxi, morango, uva, manga e maracujá.
O resultado é surpreendente: o canudo é flexível e possui o sabor e a cor característica da fruta utilizada para produzi-lo. Não são utilizados aromatizantes durante o processo e o produto final mantém as propriedades naturais das frutas.
Durante testes para garantir as características biodegradáveis e a solubilidade do canudo comestível, os estudantes o submeteram à água do mar.
Alex, Aline e Ariane afirmam que a invenção tem como objetivo “ajudar a diminuir o consumo de plástico no nosso país”. De acordo com um estudo publicado pelo Banco Mundial, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Fonte: Razões para Acreditar