Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

AeroCube: Turbina eólica inovadora no telhado que se parece com uma chaminé

AeroCube: Turbina eólica inovadora no telhado que se parece com uma chaminé
0Shares

A turbina eólica doméstica AeroCube iria revolucionar a energia em áreas urbanas.

Enquanto os painéis fotovoltaicos estão se tornando mais populares para uso doméstico, as turbinas eólicas no telhado também estão começando a ganhar força. Soluções inovadoras como o AeroCube viriam a contribuir para o crescimento do uso da energia eólica.

É um dispositivo colocado em um telhado com inclinação de 20 a 50º que utiliza o vento para gerar eletricidade.

Foi projetado pela empresa francesa Aeolta em 2010. O AeroCube é um afastamento das turbinas eólicas comuns com mastros e grandes hélices. Na verdade, este equipamento era constituído por uma espécie de caixa que imita um pouco a forma de uma chaminé.

Efeito Venturi na tecnologia de sistemas.

Com 1,3 m de comprimento, o módulo abrigava um rotor colocado na horizontal e captava o vento a 120º de cada lado da hélice.

Uma vez instalada no telhado, a micro turbina eólica gera o que é conhecido como efeito Venturi. Esse fenômeno se manifesta pelo aumento natural da velocidade do ar para otimizar o desempenho da extração de eletricidade.

Este sistema permitiu que o dispositivo aproveitasse a energia eólica de um telhado em um ambiente urbano.

Com esse princípio de funcionamento, esperava-se que o dispositivo gerasse até 1.000 kWh de eletricidade por ano. Segundo seus fabricantes, poderia cobrir entre 8 e 20% das necessidades domésticas.

Esta capacidade varia em função da localização geográfica e orientação da casa. Embora o dispositivo ainda não estivesse pronto para um consumo 100% autônomo, ele prometia uma redução significativa na conta anual de energia.

Fácil de instalar.

A instalação do aparelho foi precedida de um estudo realizado por uma equipe de profissionais. A partir desta primeira etapa, estimou-se o potencial de produção.

O estudo analisou vários parâmetros técnicos, como as necessidades da casa, a sua orientação, a sua localização, etc.

A instalação do AeroCube no telhado exigiu primeiramente a retirada das telhas da superfície a ser utilizada.

Em seguida, etapas para conectar-se a fontes de energia domésticas. Com seu gerador integrado e sistema de controle elétrico, o dispositivo estava imediatamente pronto para uso. Embora a instalação não tenha exigido grandes obras, foi necessário legalizá-la na Câmara Municipal.

Solução estética, silenciosa e sustentável.

Em sua forma usual, uma turbina eólica se esforça para se misturar à paisagem, fazendo com que alguns usuários relutem em usá-la.

O AeroCube foi uma resposta a essa forma de aborrecimento visual. Com sua aparência simples de chaminé, o dispositivo combinava perfeitamente com a paisagem. E mesmo quando vários módulos foram instalados no mesmo telhado, o todo permaneceu mais ou menos harmonioso.

Além disso, o AeroCube também limitou as vibrações barulhentas conhecidas das turbinas eólicas convencionais.

Em relação à durabilidade, os fabricantes estimam uma vida útil de cerca de vinte anos.

Os materiais, além de totalmente recicláveis, foram escolhidos para resistir às intempéries. Em dias de vento, a estrutura sempre ficava no lugar. No entanto, para garantir uma longa vida útil, era necessária uma manutenção regular, pelo menos uma vez a cada cinco anos.

Aerocube, aerogerador que não chegou ao mercado.

No entanto, algum tempo depois de sua criação, a empresa entrou em concordata.

Pode ser uma ideia para alguma outra empresa.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *