Africana transforma milhares de pneus descartados em tijolos de alta resistência
O material residual é usado para transformá-los em tijolos e outros materiais de construção.
Parte da economia da Nigéria é baseada no campo de petróleo . Mesmo assim, uma realidade inescapável é que as interações comerciais dentro do país africano estão altamente sujeitas a inflação excessiva.
Pensando em uma alternativa para não depender tanto de hidrocarbonetos, uma planta industrial chamada Freetown Waste Management Recycle conseguiu gerar uma forma de aproveitar pneus usados para dar-lhes um segundo uso.
Para a Ifedolapo Runsewe, esse tipo de dinâmica de reciclagem é muito lucrativa. A empresária acredita que embora a integração da comunidade seja buscada no processo, os resultados já são muito benéficos.
“ Criar algo novo a partir de algo que de outra forma estaria em algum lugar como lixo era parte da motivação . Podemos criar uma cadeia de valor completa em torno dos pneus” , disse o empresário que detém uma pavimentadora que é um dos produtos mais vendidos da empresa nigeriana.
Esta solução de reutilização de recursos visa melhorar a gestão atual da Nigéria nesta questão. Com este tipo de dinâmica, inclui-se a população desempregada, uma vez que pode gerar empregos indiretos, o que permite uma diversificação da economia do país mais populoso do continente africano.
Mecânicos e donos de oficinas também contribuem para a iniciativa ecológica. “ A maioria dos pneus acaba no ralo público entupindo o ralo, mas as coisas mudaram”, disse Akeem Rasaq em sua oficina de beira de estrada.
A Freetown Waste Management Recycle já usou mais de 60.000 pneus até hoje e conseguiu usá-los em vários lugares, como playgrounds. “É importante apoiar todos aqueles que reciclam em nosso país . Pegar pneus, que são um incômodo ambiental, e transformá-los em lugares onde as crianças podem brincar, acho que é uma vitória para todos”, disse Houssam Azem, fundador do Lagos Jet Ski Riders Club.