Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Africana transforma toneladas de pneus em sapatos de alta qualidade

Africana transforma toneladas de pneus em sapatos de alta qualidade
2Shares

Em 2004, a SoleRebels deu os primeiros passos ao criar calçado ecológico a partir de materiais reutilizados e pneus descartados. “Comecei a SoleRebels há 14 anos, quando terminei a escola, e vi meu pai e as pessoas ao meu redor trabalharem muito, muito duro por uma pequena quantia de dinheiro”, diz Bethlehem. “Eu não queria sair ou continuar minha vida como as pessoas da minha comunidade viviam, então comecei a fazer esses sapatos com pneus reciclados.”

Com a presença da famosa arte etíope como principal marca destes calçados, eles são apresentados mundialmente como “calçado vegano”. O principal material utilizado em sua produção são pneus descartados.

Devido à sua ampla expansão e ao acompanhamento da moda, a SoleRebels tem sido muito procurada por ser reconhecida pelo seu trabalho de alta qualidade. E tudo isto, apesar de estar localizado numa das zonas menos favorecidas da capital da Etiópia.

“ SoleRebels é uma história de visão criativa, empoderamento e sustentabilidade”, “Não estamos vendendo um produto, mas uma história” , sustenta o seu criador.

Outro detalhe deste empreendimento da Tilahun é a contratação de 200 colaboradores em seu quadro de funcionários. O que aumentou a rápida atenção à demanda existente. Ele disse: “ Vamos empregar mais 200 pessoas para trabalhar na nossa expansão ”. “Somos incentivados pela procura local”, acrescentou a empreendedora, que em 2012 foi reconhecida pela revista Forbes como uma das 100 mulheres mais empoderadas do momento.

Da boca de Tilahun saiu a história da génese do SoleRebels, de como este projecto decorreu em Zenebework , um dos locais mais desfavorecidos do planeta e onde reinava a desesperança entre os seus habitantes.

Felizmente, apesar de estarem desempregados, a maioria tinha uma vasta experiência no artesanato tradicional etíope, um aspecto positivo para este empreendimento. Tilahun diz: “Depois de terminar a escola, comecei a pensar em formas de transformar as capacidades criativas dos artesãos e os materiais disponíveis num produto, em esperanças e num emprego.”

Filha única: árvore rara cujo único espécime do mundo está na Bahia intriga ciência

Primeiro supermercado 100% sem plástico é inaugurado na Espanha

Mulheres indígenas prometem salvar a Amazônia equatoriana e já plantaram mais de 150 mil árvores

“SoleRebels foi uma ideia para poder encontrar oportunidades de emprego para mim e para as pessoas ao meu redor, e a ideia veio de pneus reciclados .” Ele adicionou.

O investimento é muito baixo, requer apenas pneus usados ​​ou borracha para a parte inferior, ou seja, a sola, e algodão fiado à mão para a parte superior. As cores e o desenho de cada par foram contribuição dos artesãos.

“Quando começámos a entrar no mercado global, alguns rejeitaram os nossos pedidos de vendas, outros disseram ‘Como é que vocês estão a tentar fazer sapatos quando não têm nada para comer na Etiópia?’ ele alegou.

“A SoleRebels está construindo uma grande fábrica com grande investimento. Estamos a apoiá-los e, quando a produção começar, o volume de exportação e os lucros aumentarão”, afirmou Tilahun.

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *