Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Alerta internacional, restam apenas 10 vaquitas

Alerta internacional, restam apenas 10 vaquitas
2Shares

Recentemente foi emitido um alerta internacional de extinção para proteger as vaquitas, animal marinho que tem habitat exclusivamente no México.

Esta espécie única e valiosa está em grave perigo e são essenciais medidas urgentes para a sua conservação. A comunidade internacional reconhece a importância da preservação da biodiversidade e procura unir esforços com o México para salvar esta espécie ameaçada.

Infelizmente, estima-se que restem apenas dez exemplares deste animal, que é endêmico do Golfo da Califórnia. Esta situação é preocupante e evidencia a urgência de ações para sua conservação.

Vaquitas estão em extinção

Estima-se que restem apenas 10 exemplares da vaquita, espécie em grave perigo de extinção. A Comissão Baleeira Internacional (CBI) emitiu um alerta preocupante para realçar a importância de tomar medidas urgentes para evitar o desaparecimento total desta espécie. Além disso, esta situação realça o risco de extinção enfrentado por outras espécies e populações de cetáceos .

“ O declínio da vaquita continuou apesar de uma compreensão muito clara tanto da causa (captura acidental em redes de emalhar) quanto da solução (substituição das redes de emalhar por alternativas seguras no habitat da vaquita) ”, relata o comunicado.

A população da vaquita sofreu um declínio alarmante, passando de 570 exemplares em 1997 para apenas 10 em 2018. Face a esta situação preocupante, a comissão considera fundamental unir todos os esforços para pôr fim à utilização de redes de emalhar utilizadas na pesca. do peixe totoaba, que vive nas mesmas águas que o cetáceo. “ A extinção da vaquita é inevitável, a menos que 100% das redes de emalhar sejam substituídas imediatamente ”, observa a IWC.

População total de vaquitas

A organização WWF México, pertencente ao Fundo Mundial para a Natureza, emitiu um comunicado em resposta ao alerta da Comissão Baleeira Internacional (IWC), que destaca que a população total de vaquitas pode ser de aproximadamente 10 a 13 indivíduos, incluindo dois filhotes. Esta informação é crucial para compreender e abordar adequadamente a situação preocupante desta espécie ameaçada, para que “não seja tarde demais” para resgatar a espécie.

Ambas as organizações concordam que a mudança dos métodos de pesca é a solução mais eficaz para proteger e preservar este mamífero marinho.

ecoportal.net

Com informações de: https://actualidad.rt.com/

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *