Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Ameaçado de extinção, filhote de rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia

Ameaçado de extinção, filhote de rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia
3Shares

Um filhote de rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) nasceu em um santuário na Indonésia, trazendo esperança para a espécie ameaçada de extinção. O anúncio do nascimento foi dado pelo governo indonésio no dia 24 de março.

O recém-nascido veio ao mundo no Santuário de Rinocerontes-de-Sumatra (SRS), localizado no Parque Nacional Way Kambas. O filhote é filho dos rinocerontes Andatu, que foi o primeiro rinoceronte nascido em cativeiro na Indonésia, e Rosa.

Com nascimento do novo filhote, agora há oito rinocerontes-de-sumatra no Santuário de Rinocerontes de Sumatra (SRS) (Foto: PPID)
Com nascimento do novo filhote, agora há oito rinocerontes-de-sumatra no Santuário de Rinocerontes de Sumatra (SRS) (Foto: PPID)

Salvar

Com o mais novo filhote, o número de rinocerontes-de-sumatra no local sobe para oito. Além da família, os demais moradores do SRS são as fêmeas Bina, Ratu e Delilah, e os machos Andalas e Harapan.

O nascimento do filhote é importante, pois Rosa já havia perdido oito gestações. Wiratno, um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MOEF) da Indonésia, diz que a vinda do filhote é uma boa notícia em meio aos esforços do governo e parceiros para aumentar a população desses rinocerontes.

“Minha profunda gratidão pelo trabalho da equipe de veterinários e tratadores que acompanharam continuamente o desenvolvimento da gravidez e os cuidados pós-natais da rinoceronte Rosa”, o alto funcionário disse, em comunicado.

 Rinoceronte-de-sumatra Rosa com seu filhote  (Foto: PPID )

Rinoceronte-de-sumatra Rosa com seu filhote (Foto: PPID )

Todo o processo do parto e saúde pós-natal foi realizado por uma equipe do SRS composta por veterinários da Indonesian Rhino Foundation (IRF). “A gravidez de Rosa representa uma nova esperança para esta espécie criticamente ameaçada”, ressalta Nina Fascione, diretora-executiva da fundação.
Andatu, o  rinoceronte-de-sumatra pai do novo filhote (Foto: International Rhino Foundation )
Andatu, o rinoceronte-de-sumatra pai do novo filhote (Foto: International Rhino Foundation

Rosa foi uma das rinocerontes resgatadas após demostrar um comportamento desinibido, sendo que a maioria desses animais é tímida e solitária. Relatos de moradores sobre sua presença começaram a surgir no final de 2003, levando a observações e discussões com autoridades indonésias, veterinários e guardas florestais.

Foi então decidido que Rosa estava em grande risco por estar à vontade demais na presença de seres humanos. Em 2004, ela foi transferida para o SRS, onde os rinocerontes ficam sob cuidados, mas ainda assim residem em grandes áreas de floresta aberta. “Com o nascimento do filhote de Rosa no SRS, esperamos continuar recebendo boas notícias dos nascimentos de outros rinoceronte-de-sumatra no futuro”, afirmou Wiratno.

A rinoceronte-de-sumatra Rosa e seu filhote  (Foto: PPID )
A rinoceronte-de-sumatra Rosa e seu filhote (Foto: PPID )

Fonte: Revista  Galileu
3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *