Ameaçado de extinção, filhote de rinoceronte-de-sumatra nasce na Indonésia
Um filhote de rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) nasceu em um santuário na Indonésia, trazendo esperança para a espécie ameaçada de extinção. O anúncio do nascimento foi dado pelo governo indonésio no dia 24 de março.
O recém-nascido veio ao mundo no Santuário de Rinocerontes-de-Sumatra (SRS), localizado no Parque Nacional Way Kambas. O filhote é filho dos rinocerontes Andatu, que foi o primeiro rinoceronte nascido em cativeiro na Indonésia, e Rosa.
Com o mais novo filhote, o número de rinocerontes-de-sumatra no local sobe para oito. Além da família, os demais moradores do SRS são as fêmeas Bina, Ratu e Delilah, e os machos Andalas e Harapan.
O nascimento do filhote é importante, pois Rosa já havia perdido oito gestações. Wiratno, um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MOEF) da Indonésia, diz que a vinda do filhote é uma boa notícia em meio aos esforços do governo e parceiros para aumentar a população desses rinocerontes.
“Minha profunda gratidão pelo trabalho da equipe de veterinários e tratadores que acompanharam continuamente o desenvolvimento da gravidez e os cuidados pós-natais da rinoceronte Rosa”, o alto funcionário disse, em comunicado.
Rosa foi uma das rinocerontes resgatadas após demostrar um comportamento desinibido, sendo que a maioria desses animais é tímida e solitária. Relatos de moradores sobre sua presença começaram a surgir no final de 2003, levando a observações e discussões com autoridades indonésias, veterinários e guardas florestais.
Foi então decidido que Rosa estava em grande risco por estar à vontade demais na presença de seres humanos. Em 2004, ela foi transferida para o SRS, onde os rinocerontes ficam sob cuidados, mas ainda assim residem em grandes áreas de floresta aberta. “Com o nascimento do filhote de Rosa no SRS, esperamos continuar recebendo boas notícias dos nascimentos de outros rinoceronte-de-sumatra no futuro”, afirmou Wiratno.