Apps indianos ajudam a identificar cobras após picadas e salvar vidas
Picadas de cobras venenosas são responsáveis por dezenas de milhares de mortes todos os anos. Mas na Índia, onde os moradores de áreas rurais estão mais expostos à esse risco, aplicativos caseiros ajudando a população a identificar qual tipo de cobra foi responsável pelo ataque e salvar vidas.
Entre os aplicativos mais baixados pelo público comum, por conservacionistas e por equipes de resgate estão o Sarpa, o SnakeHub, o Snake Lens, Snakepedia, Serpent e o Big Four Mapping Project.
O Snakepedia, lançado este ano, é um aplicativo móvel Android que fornece informações sobre várias espécies de cobras, com imagens, infográficos, podcasts e conselhos de primeiros socorros para picadas.
Já o Serpent, por exemplo, possui um guia para todas as espécies de cobras da Índia e um mecanismo de busca para ajudar o usuário a encontrar o hospital mais próximo que trata de picadas. O app também pode conectar usuários em tempo real com um especialista para ajudar a lidar com a emergência.
De acordo com Louies, as cobras estão no centro do conflito humano-vida selvagem na Índia, onde estima-se que 1,2 milhão de pessoas morreram de picadas desses animais entre 2000 e 2019, o equivalente a mais de 58 mil mortes por ano.
“A Índia tem a maior mortalidade de cobras. Só por meio do Sarpa, por exemplo, já resgatamos cerca de 2 mil cobras nos primeiros seis meses deste ano. O aplicativo fornece relatórios em tempo real sobre quantos resgatadores estão em campo, o número de cobras resgatadas e outros dados críticos”, afirmou o pesquisador ao jornal inglês.
Existem cerca de 3,6 mil espécies de cobras conhecidas no mundo, das quais mais de 300 são encontradas na Índia, diz o herpetologista Sandeep Das. “Pobres fazendeiros, criadores de gado e pastores que andam descalços em campos infestados de roedores são vítimas fáceis. A disponibilidade limitada de antídoto e o tratamento caro representam um enorme fardo para os mais pobres ”, afirma Sandeep.
Fotos: Getty images
Fonte: Um só Planeta