Shampoos em barra caseiros com ingredientes naturais são a melhor maneira de evitar o excesso de produtos químicos preocupantes nos produtos tradicionais para os cabelos. SLS (lauril sulfato de sódio) e SLES (lauril sulfato de sódio) são talvez os dois mais conhecidos, evitados pela grande maioria das aspirantes a beleza limpa, mas parabenos, silicones, formaldeído, alcatrão de carvão, fragrâncias sintéticas e ftalatos são onipresentes entre xampus convencionais também.
Além de fugir de ingredientes que ameaçam o bem-estar dos cabelos e do meio ambiente, fazer shampoo em barra em casa também ajuda a aliviar o desperdício de plástico. A Johnson & Johnson, empresa multinacional controladora de inúmeras marcas de beleza, disse que os americanos jogam fora 552 milhões de frascos de shampoo por ano. 1
Com essas receitas de shampoo em barra fáceis, totalmente naturais, veganas e refrescantes, sem plástico, nenhum frasco precisa acabar em aterros sanitários e poluir o planeta por centenas de anos.
A anatomia básica de uma barra de shampoo
Embora a maioria das barras de shampoo sejam feitas por meio de um processo químico complexo chamado saponificação – o mesmo processo usado para fazer sabonete – elas são surpreendentemente fáceis de preparar usando ingredientes comuns e utensílios de cozinha.
Geralmente, as barras de xampu são feitas misturando gordura (ou seja, óleos de plantas ou banha de animais), soda cáustica (também chamada de hidróxido de sódio) e, às vezes, uma fragrância, deixando a mistura curar por cerca de um mês. Embora o calor seja necessário para a saponificação, fazer barras de shampoo com soda cáustica é um processo que não exige cozimento – o calor ocorre naturalmente.
O que é saponificação?
A saponificação é a reação química que ocorre quando a gordura ou o óleo são combinados com soda cáustica, criando, em última análise, sabão.
É melhor sempre medir os ingredientes com antecedência e tê-los à mão, pois algumas etapas da fabricação da barra de xampu devem ser realizadas em rápida sucessão. Antes de iniciar a receita, cubra as superfícies com jornal, proteja a pele e os olhos com luvas e óculos de proteção e certifique-se de que o espaço esteja bem ventilado. A saponificação causa vapores intensos e pode queimar a pele.
Sou a Aline Gomes, achei seu artigo excelente! Ele contém
um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
trabalho incrível! Nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.