As águas do Lago Titicaca descem a níveis históricos
Nos últimos dias, as autoridades bolivianas e peruanas emitiram alertas sobre o nível das águas do Lago Titicaca, um dos maiores da América do Sul e que se estende ao longo da sua fronteira comum. Uma queda constante no nível da água para níveis históricos foi observada devido a uma seca. Esta situação é preocupante, uma vez que o Lago Titicaca é uma importante fonte de água doce e sustenta ecossistemas únicos na região. As autoridades estão a tomar medidas para lidar com este problema e garantir a conservação deste recurso natural inestimável.
“ As chuvas nesta última temporada 2022-2023 foram muito poucas. Tivemos um déficit de 49% ”, disse o diretor zonal do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru na região de Puno, Sixto Flores Sancho.
Flores Sancho alertou que “ o nível do lago irá diminuir gradualmente ” e não se prevê chuva até ao final do ano. “ Embora as precipitações possam ocorrer em setembro, elas não aumentam significativamente o nível da água, porque há mais evaporação devido às temperaturas muito mais altas ”, disse.
“Isso nos afeta demais”
Julio Vilca Lujano, morador de Puno, cidade no sul do Peru perto do Lago Titicaca, disse à RPP Noticias que devido à emergência climática, 720 famílias ficaram sem rendimentos.
“ Esta seca está nos afetando muito na pesca, na caça e na coleta de ovos. Também ao nível do turismo porque no nosso porto já não temos acesso para visitar as ilhas flutuantes de Los Uros ”, comentou.
O alarme na Bolívia
Recentemente, a direção do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Bolívia informou à ANF que o nível das águas do Lago Titicaca está atingindo seu ponto mais baixo desde setembro de 1996. Atualmente está em 3.807,39 metros acima do nível do mar (masl). Essa diminuição é preocupante e requer atenção especial devido ao seu impacto neste importante corpo hídrico.
“ São águas internacionais porque o Lago Titicaca é compartilhado com o Peru. Porém, tem que passar por uma conversa bilateral, temos instâncias como o Itamaraty ”, disse na véspera o vice-ministro do Meio Ambiente, Magín Herrera.
Embora haja preocupação nesse sentido, até o momento não foi definida uma data específica para tratar do assunto. “ Iremos aos poucos, porque há um encontro planejado entre as comunidades peruanas [para que] seja encontrado um mecanismo de preservação do Lago Titicaca ”, concluiu Herrera.
ecoportal.net
Com informações de: https://actualidad.rt.com/
One thought on “As águas do Lago Titicaca descem a níveis históricos”